dc.contributor.advisor | Casteluber, Daniel Louzada | |
dc.contributor.author | Pomuchenq, Felipe Junior Mauricio | |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T15:22:23Z | |
dc.date.available | 2023-01-11T15:22:23Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Pomuchenq, Felipe Junior Mauricio. A integração dos conhecimentos na educação do campo: o projeto ecologia para além das paredes da escola. 2021. 26 f. Artigo (Especilaização Pós em Práticas Pedagógicas para Professores) - Instituto Federal do Espirito do Espirito Santo, Colatina, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2749 | |
dc.description.abstract | O artigo “A integração dos conhecimentos na educação do campo: o projeto ecologia
para além das paredes da escola”, objetiva sistematizar uma proposta de práxis
pedagógica para o ensino de biologia, no contexto da educação do campo,
possibilitando um diálogo entre os conhecimentos científicos com a realidade do
estudante. A presente sugestão foi construída com base no currículo da Escola
Família Agrícola de Marilândia, ES, que adota a pedagogia da alternância como
proposta pedagógica, e em específico nos conteúdos da 3ª série do ensino médio, no
componente curricular de biologia. Após uma breve explanação sobre a integração de
saberes e a educação do campo, na qual utilizamos principalmente de autores como
Santos (2010), Freire (2014), Arroyo (1999) e Gimonet (2007), apresentamos o
planejamento da práxis pedagógica, com base na alternância de tempo e espaço da
escola (uma semana na escola e uma semana no meio sócio-profissional), e cientes
que este planejamento pode/deve ser aprimorado com base na realidade de cada
escola. O artigo se baseia ainda pela experiência da aplicação do projeto, na referida
escola no ano de 2019, sendo impossibilitado de executar no ano de 2020 em função
da pandemia do novo coronavírus, que proporcionou a suspensão das aulas
presenciais. Verificamos que a realização deste projeto no ensino de biologia
potencializa a participação dos estudantes, que se tornam sujeitos ativos no processo
de realização das atividades. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 f. | pt_BR |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ecologia | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos | pt_BR |
dc.title | A integração dos conhecimentos na educação do campo: o projeto ecologia para além das paredes da escola | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.institution | IFES | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Especialização em praticas pedagógicas para professores | |
dc.contributor.member | Vieiras, Rosinei Ronconi | |
dc.contributor.member | Souza, Adriano Ramos de | |
Redes Sociais