A integração dos conhecimentos na educação do campo: o projeto ecologia para além das paredes da escola

Pomuchenq, Felipe Junior Mauricio (2021)

tcc

O artigo “A integração dos conhecimentos na educação do campo: o projeto ecologia para além das paredes da escola”, objetiva sistematizar uma proposta de práxis pedagógica para o ensino de biologia, no contexto da educação do campo, possibilitando um diálogo entre os conhecimentos científicos com a realidade do estudante. A presente sugestão foi construída com base no currículo da Escola Família Agrícola de Marilândia, ES, que adota a pedagogia da alternância como proposta pedagógica, e em específico nos conteúdos da 3ª série do ensino médio, no componente curricular de biologia. Após uma breve explanação sobre a integração de saberes e a educação do campo, na qual utilizamos principalmente de autores como Santos (2010), Freire (2014), Arroyo (1999) e Gimonet (2007), apresentamos o planejamento da práxis pedagógica, com base na alternância de tempo e espaço da escola (uma semana na escola e uma semana no meio sócio-profissional), e cientes que este planejamento pode/deve ser aprimorado com base na realidade de cada escola. O artigo se baseia ainda pela experiência da aplicação do projeto, na referida escola no ano de 2019, sendo impossibilitado de executar no ano de 2020 em função da pandemia do novo coronavírus, que proporcionou a suspensão das aulas presenciais. Verificamos que a realização deste projeto no ensino de biologia potencializa a participação dos estudantes, que se tornam sujeitos ativos no processo de realização das atividades.