dc.contributor.advisor | Silva, Marcelo de Almeida | |
dc.contributor.author | Nascimento, Elson Augusto do | |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T14:01:41Z | |
dc.date.available | 2023-01-11T14:01:41Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Nascimento, Elson Augusto do. A representação das pessoas negras no material didático: análise de livro didático utilizado na educação pública do Espirito Santo. 2021. 49. Monografia. ( Especialização em Práticas Pedagógicas para Professores) - Instituto Federal do Espirito Santo, Colatina, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2748 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho pauta-se na apreciação da representação do negro no livro
didático de História da educação básica; Busca, por meio da proposta de intervenção
pedagógica, na perspectiva da aprendizagem baseada em situações problemas,
fortalecer iniciativas capazes de evidenciar reflexões e experiências que colaborem
para a reinvenção de práticas antirracistas, implementação da Lei 10.639/03, e para
o diálogo sobre a inclusão do conhecimento acerca do negro no ensino básico como
experiência concreta; Metodologicamente, utiliza a pesquisa bibliográfica, numa
abordagem qualitativa, a partir da análise de conteúdo do livro didático de História e
sua relação com a representação do negro, tendo como base as imagens, o conteúdo
e a temática no conteúdo; Conclui que houve mudanças e avanços na organização
do conteúdo e na inclusão temática, porém, não suficientes para penetrar
significativamente nas práticas curriculares e pedagógicas propostas pelo livro
didático. Consequentemente, a contribuição encontrada ainda não é suficiente para
descolonizar pensamentos e práticas pedagógicas e fazer a lei materializar-se no
contexto curricular e nas práticas cotidianas escolares. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study is guided by the analysis of black people’s representation in the elementary
education history coursebook. It seeks, through the proposal of pedagogical
intervention and from the perspective of learning based on problem situations, to
strengthen initiatives capable of evidencing reflections and experiences that
collaborate to the reinvention of anti-racist practices, the implementation of Law no.
10.639/03, and the dialogue about inclusion of knowledge about black people in
elementary education as concrete experience. Methodologically, it used bibliographic
and qualitative approach based on content analysis of the history textbook and its
relation with the representation of the black, based on images, content and content
theme. It concludes that there have been changes and advances in the organization
of content and thematic inclusion, but they were not enough to significantly penetrate
the curricular and pedagogical practices proposed by the textbook. Consequently, the
contribution is still not enough to decolonize pedagogical thoughts and practices and
make the law be materialized in the curricular context and everyday school practices | pt_BR |
dc.format.extent | 49 f. | pt_BR |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Representação do negro | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | A representação das pessoas negras no material didático: análise de livro didático utilizado na educação pública do Espírito Santo | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.institution | IFES | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Especialização em praticas pedagógicas para professores | |
dc.contributor.member | Souza, Dayane Santos de | |
dc.contributor.member | Dantas, Thiago Freire | |
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