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A representação das pessoas negras no material didático: análise de livro didático utilizado na educação pública do Espírito Santo

dc.contributor.advisorSilva, Marcelo de Almeida
dc.contributor.authorNascimento, Elson Augusto do
dc.date.accessioned2023-01-11T14:01:41Z
dc.date.available2023-01-11T14:01:41Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationNascimento, Elson Augusto do. A representação das pessoas negras no material didático: análise de livro didático utilizado na educação pública do Espirito Santo. 2021. 49. Monografia. ( Especialização em Práticas Pedagógicas para Professores) - Instituto Federal do Espirito Santo, Colatina, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2748
dc.description.abstractO presente trabalho pauta-se na apreciação da representação do negro no livro didático de História da educação básica; Busca, por meio da proposta de intervenção pedagógica, na perspectiva da aprendizagem baseada em situações problemas, fortalecer iniciativas capazes de evidenciar reflexões e experiências que colaborem para a reinvenção de práticas antirracistas, implementação da Lei 10.639/03, e para o diálogo sobre a inclusão do conhecimento acerca do negro no ensino básico como experiência concreta; Metodologicamente, utiliza a pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa, a partir da análise de conteúdo do livro didático de História e sua relação com a representação do negro, tendo como base as imagens, o conteúdo e a temática no conteúdo; Conclui que houve mudanças e avanços na organização do conteúdo e na inclusão temática, porém, não suficientes para penetrar significativamente nas práticas curriculares e pedagógicas propostas pelo livro didático. Consequentemente, a contribuição encontrada ainda não é suficiente para descolonizar pensamentos e práticas pedagógicas e fazer a lei materializar-se no contexto curricular e nas práticas cotidianas escolares.pt_BR
dc.description.abstractThe study is guided by the analysis of black people’s representation in the elementary education history coursebook. It seeks, through the proposal of pedagogical intervention and from the perspective of learning based on problem situations, to strengthen initiatives capable of evidencing reflections and experiences that collaborate to the reinvention of anti-racist practices, the implementation of Law no. 10.639/03, and the dialogue about inclusion of knowledge about black people in elementary education as concrete experience. Methodologically, it used bibliographic and qualitative approach based on content analysis of the history textbook and its relation with the representation of the black, based on images, content and content theme. It concludes that there have been changes and advances in the organization of content and thematic inclusion, but they were not enough to significantly penetrate the curricular and pedagogical practices proposed by the textbook. Consequently, the contribution is still not enough to decolonize pedagogical thoughts and practices and make the law be materialized in the curricular context and everyday school practicespt_BR
dc.format.extent49 f.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectRepresentação do negropt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleA representação das pessoas negras no material didático: análise de livro didático utilizado na educação pública do Espírito Santopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Itapinapt_BR
dc.contributor.institutionIFESpt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Itapinapt_BR
ifes.course.underposgraduateEspecialização em praticas pedagógicas para professores
dc.contributor.memberSouza, Dayane Santos de
dc.contributor.memberDantas, Thiago Freire


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