A representação das pessoas negras no material didático: análise de livro didático utilizado na educação pública do Espírito Santo

Nascimento, Elson Augusto do (2021)

tcc

O presente trabalho pauta-se na apreciação da representação do negro no livro didático de História da educação básica; Busca, por meio da proposta de intervenção pedagógica, na perspectiva da aprendizagem baseada em situações problemas, fortalecer iniciativas capazes de evidenciar reflexões e experiências que colaborem para a reinvenção de práticas antirracistas, implementação da Lei 10.639/03, e para o diálogo sobre a inclusão do conhecimento acerca do negro no ensino básico como experiência concreta; Metodologicamente, utiliza a pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa, a partir da análise de conteúdo do livro didático de História e sua relação com a representação do negro, tendo como base as imagens, o conteúdo e a temática no conteúdo; Conclui que houve mudanças e avanços na organização do conteúdo e na inclusão temática, porém, não suficientes para penetrar significativamente nas práticas curriculares e pedagógicas propostas pelo livro didático. Consequentemente, a contribuição encontrada ainda não é suficiente para descolonizar pensamentos e práticas pedagógicas e fazer a lei materializar-se no contexto curricular e nas práticas cotidianas escolares.

The study is guided by the analysis of black people’s representation in the elementary education history coursebook. It seeks, through the proposal of pedagogical intervention and from the perspective of learning based on problem situations, to strengthen initiatives capable of evidencing reflections and experiences that collaborate to the reinvention of anti-racist practices, the implementation of Law no. 10.639/03, and the dialogue about inclusion of knowledge about black people in elementary education as concrete experience. Methodologically, it used bibliographic and qualitative approach based on content analysis of the history textbook and its relation with the representation of the black, based on images, content and content theme. It concludes that there have been changes and advances in the organization of content and thematic inclusion, but they were not enough to significantly penetrate the curricular and pedagogical practices proposed by the textbook. Consequently, the contribution is still not enough to decolonize pedagogical thoughts and practices and make the law be materialized in the curricular context and everyday school practices