Reflexões sobre o ensino híbrido: reunindo estratégias possíveis de ensino-aprendizagem para o futuro pós pandemia
tcc
O presente artigo busca refletir sobre o ensino híbrido a partir do uso da sala de aula invertida como metodologia ativa de aprendizagem possível de ser aplicada no contexto da pandemia por covid-19 e de consequente utilização do ensino remoto e híbrido. Nessa perspectiva, propõe um conjunto de estratégias pedagógicas em uma sala de aula do Ensino Fundamental – séries iniciais, de modo a pensar melhorias para o processo de ensino-aprendizagem. A partir de revisão de literatura sobre a sala de aula invertida, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica que tem como tema central a leitura como fonte de enriquecimento do saber e do lazer, tendo como pano de fundo da prática pedagógica a tendência pedagógica histórico-crítica e a perspectiva sociointeracionista da aprendizagem. As estratégias para aplicação dessa prática pedagógica serão as ferramentas de Cromebook, Padlet e Google Classrom. Concluiu-se que a sala de aula invertida se mostrou uma metodologia interessante e possível de ser aplicada com êxito, sobretudo como ferramenta de melhoria do processo educacional e de maior integração deste com o uso de tecnologias.
Redes Sociais