Show simple item record

Os sentidos da leitura no segundo segmento da EJA : um diálogo com os contos de Rubem Fonseca

dc.contributor.advisorCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.authorFerreira, Alessandra Helena
dc.date.accessioned2023-01-10T11:17:10Z
dc.date.available2023-01-10T11:17:10Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationOs sentidos da leitura no segundo segmento da EJA: um diálogo com os contos de Rubem Fonseca. 2022. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2735
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa, desenvolvida em consonância com os princípios da linha dos Estudos Literários, no âmbito do Profletras – Ifes Vitória, propõe compreender as relações dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, do Segundo Segmento, com a leitura a partir de uma proposta de intervenção pedagógica, partindo dos contos de Rubem Fonseca, aspirando à formação de leitores cuja postura seja crítica diante do texto e da sua própria vida. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa da pesquisa, na perspectiva bakhtiniana da narrativa em educação, em que a escuta do estudante, conforme Freire (2011) e a produção das narrativas, a partir das conversações literárias de Bajour (2012) serão procedimentos metodológicos utilizados durante o percurso. Este estudo se fundamenta nas matrizes teóricas de autores como Freire (1987, 1997, 1999, 1989, 2016), abordando a importância do ato de ler o mundo; Bakhtin (2003, 2010 e 2017), na abordagem da compreensão dialógica de linguagem, da alteridade e da leitura no grande tempo da cultura; Arroyo (2008, 2017) e Castro (2014) no que concerne à legislação e às especificidades da EJA. Giovedi (2019) sobre a perspectiva freiriana na educação; além de outros autores representativos da crítica literária fonsequiana, como Padilha (2007). A pesquisa resultou em um produto educacional (e-book), que apresentará propostas de leitura literária dialógica que poderão contribuir como subsídio teórico-metodológico a professores de Língua Portuguesa da Educação Básica.pt_BR
dc.format.extent156 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLeitores - Reação críticapt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectFonseca, Rubem, 1925-2020pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleOs sentidos da leitura no segundo segmento da EJA : um diálogo com os contos de Rubem Fonsecapt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal Fluminense (UFF)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos Literáriospt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.memberAraújo, Margareth Martins de


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record