dc.contributor.advisor | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.author | Ferreira, Alessandra Helena | |
dc.date.accessioned | 2023-01-10T11:17:10Z | |
dc.date.available | 2023-01-10T11:17:10Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Os sentidos da leitura no segundo segmento da EJA: um diálogo com os contos de Rubem Fonseca. 2022. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2735 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa, desenvolvida em consonância com os princípios da linha dos
Estudos Literários, no âmbito do Profletras – Ifes Vitória, propõe compreender as
relações dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, do Segundo Segmento,
com a leitura a partir de uma proposta de intervenção pedagógica, partindo dos
contos de Rubem Fonseca, aspirando à formação de leitores cuja postura seja
crítica diante do texto e da sua própria vida. Metodologicamente, optamos pela
abordagem qualitativa da pesquisa, na perspectiva bakhtiniana da narrativa em
educação, em que a escuta do estudante, conforme Freire (2011) e a produção das
narrativas, a partir das conversações literárias de Bajour (2012) serão procedimentos
metodológicos utilizados durante o percurso. Este estudo se fundamenta nas
matrizes teóricas de autores como Freire (1987, 1997, 1999, 1989, 2016),
abordando a importância do ato de ler o mundo; Bakhtin (2003, 2010 e 2017), na
abordagem da compreensão dialógica de linguagem, da alteridade e da leitura no
grande tempo da cultura; Arroyo (2008, 2017) e Castro (2014) no que concerne à
legislação e às especificidades da EJA. Giovedi (2019) sobre a perspectiva freiriana
na educação; além de outros autores representativos da crítica literária fonsequiana,
como Padilha (2007). A pesquisa resultou em um produto educacional (e-book), que
apresentará propostas de leitura literária dialógica que poderão contribuir como
subsídio teórico-metodológico a professores de Língua Portuguesa da Educação
Básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 156 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Leitores - Reação crítica | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo (Análise literária) | pt_BR |
dc.subject | Fonseca, Rubem, 1925-2020 | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Os sentidos da leitura no segundo segmento da EJA : um diálogo com os contos de Rubem Fonseca | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal Fluminense (UFF) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos Literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.member | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.member | Araújo, Margareth Martins de | |
Redes Sociais