O ensino de química antirracista: as contribuições intelectuais a partir da produção do professor Cleber Maciel
tcc
Esta monografia discute práticas multirreferenciais de ensino de Química antirracistas, a partir das obras documentais do professor-pesquisador Cleber Maciel, objetivando as lutas antirracistas e o combate ao racismo religioso no cenário capixaba. Para tal, sustentamos o cerne multirreferencial de ensino e as estratégias que reflitam sobre as relações étnico-raciais, valorizando os agrupamentos religiosos étnicorraciais a partir do reconhecimento como comunidades cognitivas que produzem, gestam e difundem saberes. A Educação em Direitos Humanos assume uma perspectiva crítica, lê a história “a contrapelo”, contesta injustiças que ainda se perpetuam e opera na formação cidadã de cada sujeito. Em consonância, a abordem multirreferencial entende a educação como função global, considerando um fenômeno por ângulos diversos, sociológico, psicológico, organizacional, e não apenas como caso isolado analisado de forma quantitativa. O ensino de Química propicia ao aluno uma leitura de mundo a partir das contribuições da ciência, e está leitura deve estar em concordância com as questões étnico-raciais, a luz de uma educação antirracista que valorize os saberes tradicionais. A metodologia utilizada para a construção desta monografia parte da investigação exploratória e qualitativa, sendo os dados obtidos a partir de pesquisas bibliográficas, incluídas as 20 horas de documentário produzido pelo professor-pesquisador Cléber Maciel e colaboradores. As considerações finais expõem a possibilidade de diálogo entre o ensino de Química contextualizado com saberes tradicionais provenientes da Umbanda Capixaba, derivada de uma perspectiva multirreferencial, e que debate as relações étnico-raciais.
This monograph discusses multi-referential practices of teaching Chemistry, based on the documentary works of professor-researcher Cleber Maciel, aiming at anti-racist struggles and religious racism in the Espírito Santo scenario. Strategies that reflect on ethnic-racial relations, valuing clusters of knowledge as cognitive communities that range from multicultural management and spread knowledge. Human Rights Education assumes a perspective, reads against the grain, contests criticisms that are still perpetuated and operates in the history of the citizen formation of each subject. In line with multi-referential education, approach as a global function, considering a phenomenon understood from different angles, sociological, psychological, organizational phenomenon, and not just as the isolated organizational case, analyzed in a defined way. The teaching of chemistry provides the student with a reading of the world from the contributions of science and is in accordance with ethnic-racial issues, in the light of an anti-racist education that values traditional knowledge. The methodology used is based on a construction of this monograph of exploratory and qualitative research, with data obtained from bibliographic research, including the 20 hours of documentary produced by professor-researcher Cléber Maciel and researchers. The final considerations expose the possibility of dialogue between contextualized teaching with traditional knowledge of Umbanda Capixaba, derived from a multi-referential perspective, and which debates ethnic-racial relations. Keywords: Teaching. Chemistry. Ethnic-racial. Multirreferential.
Redes Sociais