CRESCIMENTO DE CRISTAIS: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO
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Com o aparecimento das novas tecnologias, notou-se que o perfil dos alunos do ensino médio vem se modificando com o passar dos anos, tornando-se mais difícil a comunicação de professores que utilizam somente métodos expositivos e tradicionais de ensino. Neste sentido, faz-se necessário uma série de reformulações nas práticas pedagógicas, acreditando-se que a experimentação possa ser ferramenta de grande magnitude, quando atrelada às aulas tradicionais, como aparato de incentivo ao interesse dos alunos para o estudo de ciências. Assim, este trabalho de conclusão de curso teve como finalidade a apresentação de uma intervenção pedagógica experimental, desenvolvida com duas turmas de 2º ano do curso técnico em química integrado ao ensino médio do Ifes campus Vila Velha. O tema principal foi o crescimento de cristais por nucleação secundária, utilizando uma solução supersaturada de sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4 .5H2O). Nesta proposta fez-se necessário a discussão de conceitos como os de cristalização, saturação, nucleação, e, estrutura do cristal. Aplicou-se um questionário pré e pós intervenção, utilizando a escala Likert, a fim de verificar e comparar a aprendizagem em relação aos conteúdos expostos na aula prática.
With the emergence of new technologies, it has been noticed that the profile of high school students has been changing over the years, making it more difficult for teachers who use only expository and traditional teaching methods to communicate. In this sense, a series of reformulations in the pedagogical practices is necessary, believing that experimentation can be a tool of great magnitude, when coupled with traditional classes, as an incentive to the interest of students to study science. Thus, the purpose of this end-of-course work was to present an experimental pedagogical intervention, developed with two classes of the 2nd year of the integrated high school chemistry technical course of the Ifes campus Vila Velha. The main theme was crystal growth by secondary nucleation, using a supersaturated solution of copper sulfate pentahydrate (CuSO4 .5H2O). In this proposal it was necessary to discuss concepts such as crystallization, saturation, nucleation, and crystal structure. A questionnaire was applied pre and post intervention, using a Likert scale, in order to verify and compare learning in relation to the content exposed in the practical class. Keywords: Experimentation. Chemistry teaching. Crystal growth. Crystallization
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