O USO DA LITERATURA INFANTIL NA MEDIAÇÃO DE DÉFICITS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Brandão, Patricia Elias (2022)

tcc

O presente estudo visa uma investigação do uso da literatura infantil no processo de aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, o objetivo geral é analisar como o uso da literatura infantil pode ajudar na mitigação de déficits de desenvolvimento das crianças de cinco anos diagnosticadas com TEA. Tomamos como base os objetivos de aprendizagem e as habilidades propostas pela BNCC para crianças dessa faixa etária, além da alfabetização das crianças com TEA. A metodologia deste trabalho foi baseada na pesquisa bibliográfica, na coleta de entrevistas e dados e na prática em campo com essas crianças. Dito isso, conclui-se, a partir dos resultados obtidos, que o uso da literatura infantil aliada ao uso de jogos de cards fez com que se alcançasse, em partes, a diminuição de déficit, auxiliando na alfabetização e na melhora das habilidades no processo de aprendizagem de criança com TEA.

The study aims to investigate the use of children's literature in the learning process of children with autism spectrum disorder (ASD). Thus, the general objective is to investigate how the use of children's literature can help in mitigating the developmental deficits of five-year-old children diagnosed with ASD. We took as a basis the learning objectives and skills proposed by the BNCC for children in this age group, in addition to the literacy of children with ASD. The methodology of this work was based on bibliographical research, collection through interviews, data and field practice with these children. That said, it is concluded that from the results obtained, it was possible to verify that the use of children's literature combined with the use of card games made it possible to achieve, in parts, the reduction of deficit, aid in literacy and the improvement of skills in the learning process of children with ASD. Keywords: Literature. Learning theories. Cognitivism. Education. Autistic.