Relações Étnico-Raciais: Uma Proposta de Ensino Para Crianças da Educação Infantil Por Meio da Literatura Infanto-Juvenil

Patrocinio, Amanda Miguel (2022)

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A Escola é a instituição mais antiga e responsável pela disseminação de conhecimento, nesse sentido, torna-se importante compreender de que maneira tal conhecimento tem sido compartilhado. Historicamente, sabe-se que a construção do Brasil foi possível apenas pela utilização da mão de obra forçada que os europeus impuseram aos negros raptados. Porém, na maioria dos casos a forma como as instituições escolares anunciam o tema é de maneira distorcida da realidade, fazendo aumentar o número de pessoas cujo vocabulário traz consigo vestígios de um racismo estrutural. A Lei 10.639/03 foi promulgada como resultado da luta pelos direitos de reconhecimento da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Nesse sentido, o presente texto busca discutir a importância da implementação da educação para as relações étnico-raciais, desde a Educação Infantil, utilizando a Literatura Infanto-juvenil com o objetivo de despertar nas crianças o sentimento de pertencimento e respeito às diferenças. Isso ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica, exploratória e documental na qual retoma-se contextos históricos, recorre-se a pesquisadores e diretrizes visando exemplificar com uma proposta de ensino de que maneira o assunto pode ser tratado por professores da Educação Infantil em suas aulas.

The School is the oldest institution and responsible for the dissemination of knowledge, in this sense, it is important to understand how such knowledge has been shared. Historically, it is known that the construction of Brazil was only possible through the use of forced labor that the Europeans imposed on kidnapped blacks, however, in most cases, the way in which educational institutions announce the theme is in a distorted way of reality , making increase the number of people whose vocabulary bears traces of structural racism. Law 10.639/03 is enacted as a result of the struggle for the right to recognition of Afro-Brazilian and African History and Culture. In this sense, this text seeks to discuss the importance of implementing education for ethnic-racial relations from Early Childhood Education using Children's Literature in order to awaken in children the feeling of belonging and respect for differences. This occurred through bibliographical, exploratory and documentary research in which historical contexts are revisited, researchers and guidelines are used in order to exemplify with a teaching proposal how the subject can be addressed by Early Childhood Education teachers in their classes.


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