RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE VITÓRIA-ES

Nascimento, Thais Ramos do (2022)

tcc

O presente trabalho teve como objetivo geral investigar as práticas relacionadas às relações étnico-raciais na educação infantil na percepção de algumas professoras da Região Metropolitana de Vitória-ES, na busca por compreender a percepção das professoras quanto ao ensino para a diversidade racial, bem como, enumerar os desafios apontados para o ensino das questões raciais nesta etapa da educação. Trata-se de uma pesquisa em que se realizou um levantamento bibliográfico acerca dos autores que versam sobre a temática e análise das normativas vigentes, caracterizando-se também como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou como técnica de coleta de dados um questionário online. Participaram como sujeitos da pesquisa cinco docentes de instituições públicas de educação infantil. Após a análise e discussão dos dados à luz do referencial teórico, concluímos que existe uma lacuna na formação docente em relação ao trabalho com a temática desta pesquisa, em que é comumente inserida de forma pontual no currículo de acordo com o calendário escolar. Palavras-chave: Educação infantil. Diversidade. Relações étnico-raciais.

The present work aimed at investigating the practices related to ethnic-racial relations in early childhood education in the perception of some teachers in the Metropolitan Region of Vitória-ES, in the search to understand the perception of teachers regarding teaching for racial diversity, as well as to enumerate the challenges pointed out for the teaching of racial issues in this stage of education. This is a research in which a bibliographic survey was conducted about the authors who deal with the theme and analysis of the current regulations, also characterizing as a qualitative research, which used an online questionnaire as a data collection technique. Five professors from public institutions of early childhood education participated as subjects of the research. After the analysis and discussion of the data in the light of the theoretical framework, we conclude that there is a gap in teacher education in relation to the work with the theme of this research, in which it is commonly inserted in a punctual way in the curriculum according to the school calendar. Keywords: Early childhood education. Diversity. Ethnic-racial relations


Collections: