Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas como potencializador do ensino de Biologia para alunos com necessidades específicas no Ifes, campus Santa Teresa
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Esta pesquisa objetiva-se em evidenciar qual é o papel do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), diante do ensino de biologia para alunos com necessidades específicas, visando conhecer quais são as ações desenvolvidas pelo núcleo juntamente com os professores de biologia. Importante saber também, como se deu a criação do Napne, contando sua real história, com embasamento em análises de documentos presentes no Ifes Campus Santa Teresa. Para tanto, buscou compreender qual é a opinião dos professores de biologia, sobre a atuação do Napne e quais eram as estratégias mais utilizadas para dar aulas para os alunos com necessidades específicas, através de entrevistas, tornou-se claro que chamar a atenção dos alunos para aula e estratégias aliadas à tecnologia são as que mais surtem resultados. Aos profissionais do Napne também foi aplicado uma entrevista para investigar quem é o público-alvo, a quantidade de alunos que são atendidos, as estratégias mais utilizadas, os maiores desafios e as principais conquistas do Napne. Outrossim a pesquisa conversa com os autores sobre como a inclusão na educação aos poucos vem ganhando espaço e que o Napne de acordo com suas ações está a cada dia recorrendo a recursos para tornar o Ifes Campus Santa Teresa uma Instituição acessível e inclusa. Contudo, conclui-se que o Napne realmente é um potencializador do ensino de biologia para os alunos com necessidades específicas, independente dos desafios que surgem, a equipa está sempre disposta a auxiliar alunos e professores, fazendo que as aulas sejam de total aproveitamento garantindo aprovações e êxito até o presente momento.
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