Preservação das tartarugas marinhas: uma estratégia metodológica para Educação Ambiental dos estudantes de Aracruz-ES.

Pereira, Vivian Guilherme (2022)

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As tartarugas marinhas são pertencentes à linhagem mais antiga de répteis vivos, das sete espécies que existem no mundo, cinco habitam o litoral brasileiro em busca de alimento, proteção e reprodução. Todas essas espécies estão incluídas na lista de espécies ameaçadas de extinção, catalogadas como “vulneráveis ou “em perigo”. Uma das formas de sensibilizar a sociedade sobre a importância destas espécies e os riscos ambientais, é através da Educação Ambiental. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo caracterizar a percepção de alunos da escola Estadual Ermentina Leal localizada do município de Aracruz-ES, o mesmo é resultado de uma pesquisa que aborda a importância da educação ambiental para a preservação das tartarugas marinhas. A metodologia utilizada neste estudo foi a aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, ministração de palestra e uma atividade ambiental chamada tabuleiro de histórias. Com os resultados desta pesquisa, foi possível verificar que os alunos obtinham um conhecimento prévio muito raso sobre o assunto, porém após a execução de todas as atividades mostraram um excelente aprendizado. Ficou evidente a importância da educação ambiental ser trabalhada constantemente nas escolas e como atividades nesse contexto pode trazer resultados significativos para o aprendizado dos alunos acerca das questões ambientais.


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