Show simple item record

A utilização de metodologias atrativas como instrumentos de ensino sobre a importância das borboletas

dc.contributor.advisorSilva, Antônio Elias Souza da
dc.contributor.authorLima, Micaelen da Silva
dc.date.accessioned2023-01-05T13:27:55Z
dc.date.available2023-01-05T13:27:55Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationLIMA, Micaelen da Silva. A utilização de metodologias ativas como instrumentos de ensino sobre a biologia das borboletas. 2022. 42 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2714
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de um projeto realizado com estudantes do 6° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Carolina Pichler”, localizada na cidade de Colatina/ES. O estudo aborda sobre a ameaça de extinção de várias espécies de borboletas e a escassez de atividades envolvendo esses insetos no espaço escolar. Para tal, foi elaborada uma sequência didática contemplando também a educação ambiental, visando contribuir para a sensibilização e ensino das borboletas. Para que esse objetivo fosse alcançado a sequência foi dividida em quatro momentos, nos quais foram abordados assuntos como a morfologia básica das borboletas, seu ciclo de vida e sua importância para a natureza. Durante os encontros na escola foram utilizados materiais que chamassem a atenção dos alunos e os cativassem, como por exemplo, caixas entomológicas e borboletários. Para a avaliação foram aplicados dois questionários que nos apontou uma grande evolução no conhecimento dos alunos em relação ao início da aplicação. This work is the result of a project carried out with students of the 6th year of elementary school at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Carolina Pichler”, located in the city of Colatina/ES. The study deals with the threat of extinction of several species of butterflies and the scarcity of activities involving these insects in the school space, a didactic sequence was elaborated also contemplating environmental education, aiming to contribute to the awareness and teaching of butterflies. In order to achieve this objective, the sequence was divided into four moments, in which subjects such as the basic morphology of butterflies, their life cycle and their importance to nature were addressed. During the meetings at the school, materials were used that caught the students' attention and captivated them, such as entomological boxes and butterfly boxes. For the evaluation, two questionnaires were applied that showed us a great evolution in the knowledge of the students in relation to the beginning of the application.pt_BR
dc.format.extent42 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLepidopterospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.titleA utilização de metodologias atrativas como instrumentos de ensino sobre a importância das borboletaspt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Santa_Teresapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Ciências Biológicas
dc.contributor.memberRoxinol, José Augusto Martins
dc.contributor.memberRocha, Leonardo de Souza


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record