Ciência cidadã na sala de aula: estimulando o protagonismo da aprendizagem através de uma abordagem participativa de avaliação da qualidade da água na educação de jovens e adultos
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RESUMO: A água é um recurso essencial para a manutenção da vida na Terra. Sabendo de sua grande importância para a realização das mais diversas atividades humanas é indissociá- vel o debate sobre a preservação e recuperação de recursos hídricos. Sendo assim, a utilização de ferramentas como a Ciência Cidadã e o Monitoramento Participativo aliados com a Educação Ambiental demonstram ser poderosos instrumentos na construção de práticas educativas que buscam não só integrar mas trazer o aluno para uma posição de protagonismo. Em função disso, este trabalho objetivou utilizar a abordagem participativa para avaliação de qualidade de águas com estudantes do 1° ano do Ensino Médio na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos - da instituição de ensino Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Pinto Coelho, como forma de Metodologia Ativa para o ensino de Biologia. O estudo foi realizado com um grupo formado por 11 estu- dantes da modalidade de ensino em questão e contou com uma intervenção pedagógica que ocorreu em três encontros durante as aulas de Biologia da turma onde debateu-se os temas de Ecologia Aquática, Metodologia Científica e Educação Ambiental. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário físico preenchido pelos alunos em sala de aula e uma Roda de Conversa. Os resultados mostram que a observação por parte do docente sobre o envolvimento dos alunos durante as aulas é importante para a escolha de outras práticas pedagógicas que sejam mais adequadas ao perfil do alunado. A maioria dos alunos desejam continuar os estudos e fazerem curso superior, mas não houve mudanças expressivas ao final do estudo sobre as concepções dos alunos a respeito do papel da Ciência e dos cientistas. Apesar da falta de conhecimento a respeito da Ciência Cidadã e Monitoramento Participativo, a adesão dos alunos foi positiva à ideia, mostrando-se abertos a novas participações em pesquisas.
ABSTRACT: Water is an essential resource for sustaining life on Earth. Knowing its great importance for the performance of the most diverse human activities, the debate about the preservation and recovery of water resources is indissociable. Thus, the use of tools such as Citizen Science and Participatory Monitoring allied with Environmental Education prove to be powerful tools in the construction of educational practices that seek not only to integrate but to bring the student to a protagonist position. Therefore, this work aimed to use the participatory approach to evaluate water quality with 1st year high school students in the modality EJA - Edução de Jovens e Adultos (Education for Youth and Adults) - of the teaching institution Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Pinto Coelho, as a form of Active Methodology for Biology teaching. The study was carried out with a group formed by 11 students of the teaching modality in question and counted on a pedagogical intervention that occurred in three meetings during the class Biology classes where the themes of Aquatic Ecology, Scientific Methodology and Environmental Education were discussed. Data collection was carried out through a physical questionnaire filled out by the students in class and a round of conversation. The results show that the teacher’s observation of the students’ involvement during the classes is important for the choice of other pedagogical practices that are more adequate to the students’ profile. Most students wish to continue their studies and attend higher education, but there were no significant changes at the end of the study regarding the students’ conceptions about the role of science and scientists. Despite the lack of knowledge about Citizen Science and Participatory Monitoring, the adherence of the students to the idea was positive and they were open to new participations in research.
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