Alfabetização científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental como base para a aprendizagem futura da Química e das demais Ciências da Natureza

ROCHA, Elis Angela Piva (2022)

tcc

O presente trabalho tem como objetivo estudar a alfabetização científica nas séries iniciais a partir das possibilidades empreendidas em uma escola de ensino fundamental: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Samoel Costa da rede municipal de Aracruz-ES. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória: envio de formulário eletrônico para professores a fim de investigar ações de introdução ao mundo da ciência. Pelo fato de a disciplina de Ciências ser interdisciplinar, disponibiliza valiosas contribuições na formação da cidadania e extrapola o ambiente educacional, este tema já foi e ainda é alvo de diversos estudos, os quais foram desenvolvidos com a finalidade de compreender o processo de alfabetização científica nas séries iniciais. A fim de contribuir com a introdução da alfabetização científica juntamente com as aulas da disciplina de Ciências da Natureza, nas séries Iniciais do ensino fundamental básico, realizou-se um levantamento teórico sobre o tema com vistas a proposição de atividades interdisciplinares que colaborem para estimular a criticidade e autonomia dos estudantes. Após analisar as respostas dos professores, que demonstraram a necessidade e o interesse por projetos acerca dessa temática, foi proposta uma intervenção com estratégias de experimentação e protagonismo infantil por meio da linguagem científica, em uma gradativa e contínua construção do conhecimento intrínseco ao ensino, adquirindo habilidades para interpretar e resolver questões relacionadas ao tema.


Collections: