A importância do uso de modelo didático como ferramenta no ensino de histologia animal

Galli, Gislaine Kelen (2022)

tcc

RESUMO: A utilização de modelos didáticos é uma ferramenta valiosa para o aprendizado em Histologia, uma vez que a maioria das aulas dessa disciplina são teóricas. Além disso, é um estudo em que as estruturas são microscópicas, dificultando a visualização dos tecidos. Também, temos o fato de que muitas vezes as escolas da rede municipal e estadual não possuem laboratórios equipados para suas aulas práticas, trazendo assim o desinteresse dos alunos pelo assunto. Portanto, quando utilizamos recursos pedagógicos nas aulas de Biologia, é possível atrair novamente o apreço dos estudantes pelo conteúdo estudado, além do mais, facilita o processo de ensino aprendizagem, pois o estudo se torna mais dinâmico. Dentro do conteúdo de histologia a confecção dos modelos didáticos possibilita a aproximação de estruturas observadas nas lâminas histológicas ao objeto real, por isso, o presente trabalho teve por objetivo mostrar a importância da utilização de modelos didáticos nas aulas de Histologia. A pesquisa foi realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio da escola EEEFM “Eurico Salles", no qual participaram 25 estudantes. As ações metodológicas realizadas foram: roda de conversa para saber seus conhecimentos prévios, questionário para analisar esses conhecimentos, gerando assim alguns dados para a pesquisa. Posteriormente, uma aula expositiva dialogada para relembrar conceitos importantes do assunto, e a partir disso a construção dos modelos didáticos, na qual os alunos se dividiram em quatro grupos para confeccionar seus modelos através do uso de massinha de biscuit, gerando assim um material duradouro. Por fim, responderam um questionário com a finalidade de avaliar a metodologia do presente estudo. Entre os resultados obtidos, os alunos consideraram que os modelos didáticos auxiliaram na compreensão do assunto e ficaram satisfeitos com a realização dessa prática na aula, gerando um resultado positivo. Foi possível concluir que o uso dos modelos didáticos tornou as aulas de histologia animal mais interessantes para os educandos e segundo eles “pôr a mão na massa tornou o ensino divertido e bem compreensível”, concluindo então que os resultados desta pesquisa foram satisfatórios.

ABSTRACT The use of didactic models is a valuable tool for learning Histology, since most classes in this discipline are theoretical. In addition, it is a study in which the structures are microscopic, making it difficult to visualize the tissues. Also, we have the fact that many times the schools of the municipal and state network do not have laboratories equipped for their practical classes, thus bringing the students' lack of interest in the subject. Therefore, when we use pedagogical resources in Biology classes, it is possible to again attract students' appreciation for the content studied, in addition, it facilitates the teaching-learning process, as the study becomes more dynamic. Within the histology content, the making of didactic models allows the approximation of structures observed in histological slides to the real object, therefore, the present work aimed to show the importance of using didactic models in Histology classes. The research was carried out with students of the second year of high school at the EEEFM "Eurico Salles" school, in which 25 students participated. The methodological actions carried out were: conversation circle to find out their previous knowledge, a questionnaire to analyze this knowledge, thus generating some data for the research. Subsequently, a dialogued expository class to recall important concepts of the subject, and from that the construction of didactic models, in which the students were divided into four groups to make their models through the use of biscuit dough, thus generating a lasting material. Finally, they answered a questionnaire with the purpose of evaluating the methodology of the present study. Among the obtained results, the students considered that the didactic models helped in the understanding of the subject and were satisfied with the accomplishment of this practice in the classroom, generating a positive result. It was possible to conclude that the use of didactic models made animal histology classes more interesting for students and, according to them, “getting hands-on made teaching fun and well understandable”, thus concluding that the results of this research were satisfactory.


Collections: