Recursividade em práticas educativas investigativas: significados produzidos por participantes de um processo de formação de professores de matemática
dissertacao_mestrado
Este trabalho se fundamenta nas ideias do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), da Teoria da Atividade e da Prática Educativa Investigativa (PEI). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como estratégia o estudo de caso e que parte de inquietações vivenciadas pela pesquisadora em sala de aula, como o desinteresse dos alunos pela disciplina de matemática e a demanda dos discentes por métodos de memorização de fórmulas. Tais inquietações levaram ao questionamento: que significados a respeito da recursividade em práticas educativas investigativas são produzidos por participantes de um processo de formação de professores de matemática? Para responder tal pergunta, constituiu-se o cenário de pesquisa, um curso de extensão a respeito do tema recursividade no âmbito de formação de professores de matemática, e se definiu o objetivo: analisar significados a respeito da recursividade em práticas educativas investigativas produzidos por participantes de um processo de formação de professores de matemática. A fim de alcançar o objetivo geral, estabeleceu-se as ações de pesquisa. A partir do curso de extensão – ministrado na modalidade híbrida para docentes da Educação Básica e alunos de Licenciatura em Matemática, dentre eles cinco professores de matemática efetivos da rede estadual de ensino do Espírito Santo e também outros professores de matemática que lecionam temporariamente na rede de ensino em questão – desenvolveu-se o produto educacional: Uma proposta para o desenvolvimento de cursos ou práticas a respeito do tema recursividade matemática no âmbito da formação de professores. A produção de dados se deu a partir de falas, imagens e textos dos atores ao se manifestarem durante os encontros virtuais e realizarem as tarefas assíncronas do curso. Para análise dos dados, adotou-se o método da leitura plausível, tal como proposto pelo MCS. Ao longo do processo formativo, os atores produziram significados e conhecimentos para recursividade matemática. Além disso, elaborou-se um produto educacional com intuito de subsidiar possíveis cursos envolvendo o tema recursividade e incentivar professores e futuros a tratar esse tema em suas aulas.
This work is based on the ideas of the Semantic Fields Model (SCM), Activity Theory and Investigative Educational Practice (PEI). This is a qualitative research, which uses the case study as a strategy and is based on concerns experienced by the researcher in the classroom, such as students' lack of interest in mathematics and the students' demand for methods of memorizing formulas. Such concerns led to the question: what meanings regarding recursion in investigative educational practices are produced by participants in a process of training mathematics teachers? To answer this question, the research scenario was constituted, an extension course on the subject of recursion in the context of training mathematics teachers, and the objective was defined: to analyze meanings about recursion in investigative educational practices produced by participants of a process of training mathematics teachers. In order to achieve the general objective, research actions were established. From the extension course – taught in the hybrid modality for teachers of Basic Education and Mathematics Licentiate students, among them five effective mathematics teachers from the state education network of Espírito Santo and also other mathematics teachers who teach temporarily in the network of teaching in question – the educational product was developed: a proposal for the development of courses or practices on the topic of mathematical recursion in the context of teacher training. The production of data was based on speeches, images and texts of the actors when they manifested themselves during the virtual meetings and performed the asynchronous tasks of the course. For data analysis, the plausible reading method was adopted, as proposed by the MCS. Throughout the training process, the actors produced meanings and knowledge for mathematical recursion. In addition, an educational product was developed with the aim of subsidizing possible courses involving the recursion theme and encouraging teachers and future teachers to address this theme in their classes.
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