dc.contributor.advisor | Delarmelina, Juliana Macedo | |
dc.contributor.author | Santos, Vanderlei Pinheiro dos | |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T14:44:04Z | |
dc.date.available | 2023-01-03T14:44:04Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vanderlei Pinheiro dos. Uso de aula prática de toxicologia para o ensino de divisão celular. 2022. 54 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2699 | |
dc.description.abstract | O ensino de Ciências Biológicas é baseado no aprendizado de um código próprio,
fazendo com que os alunos tenham que aprender uma grande quantidade de novos
conceitos que podem ser completamente abstratos, resultando na perda de
interesse e dificuldade de assimilação. Com isso, metodologias didáticas distintas
são utilizadas como forma de remediar a situação, uma delas é a aula prática. Dessa
maneira, este trabalho analisou o desempenho da aula prática como uma ferramenta
didática para o processo de ensino-aprendizagem de divisão celular contextualizada
a partir de ensaios ecotoxicológicos, com alunos do primeiro ano do ensino médio do
Instituto Federal do Espírito Santo-campus Santa Teresa. Visto que a aula prática é
uma ótima ferramenta para processos didáticos, utilizou-se a metodologia dos três
momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1991) sendo eles: Problematização,
Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Na problematização,
os alunos associaram a poluição do ambiente aquático com alterações no processo
de divisão celular. Na organização do conhecimento, ocorreu um breve resumo do
assunto a partir de imagens reais de mitose obtidas com microscopia óptica. Na
aplicação do conhecimento, os estudantes aprenderam a produzir e analisar um
ensaio ecotoxicológico. Ao total foram realizadas seis aulas que ocorreram entre os
dias 12 e 19 de outubro de 2022 e a avaliação final ocorreu 21 dias após a aplicação
da aula prática, no dia 10 de novembro de 2022. Os dados foram coletados através
da aplicação de 4 atividades, além da descrição das observações e diário de
campo. A partir da avaliação diagnóstica foi possível constatar que os alunos
possuíam grande dificuldade em relacionar as principais características a cada
evento do processo de divisão celular, mas que conseguiram identificar, em ordem
cronológica, os desenhos esquemáticos das fases. No entanto, quando foi pedido
para identificar as fases da mitose a partir de imagens reais da divisão, o número de
acertos reduziu consideravelmente. Após a aplicação da avaliação final, foi possível
perceber uma melhora significativa quanto a assimilação das características da
divisão celular, demonstrando que a aula prática de laboratório ajudou os alunos a
fixarem o conteúdo, mesmo após 21 dias. Vale ressaltar ainda o grande número de
conceitos e palavras inéditas que os alunos foram expostos durante todo o trajeto,
todos eles trabalhados de forma contextualizada. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Aula prática | pt_BR |
dc.subject | Divisão celular | pt_BR |
dc.subject | Mitose | pt_BR |
dc.subject | Ensaio ecotoxicológico | pt_BR |
dc.title | Uso de aula prática de toxicologia para o ensino de divisão celular | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0363405067711009 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Ciências Biológicas | |
dc.contributor.member | Coffler, Taís Santos Cabral | |
dc.contributor.member | Moreto, Charles | |
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