Uso de aula prática de toxicologia para o ensino de divisão celular

Santos, Vanderlei Pinheiro dos (2022)

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O ensino de Ciências Biológicas é baseado no aprendizado de um código próprio, fazendo com que os alunos tenham que aprender uma grande quantidade de novos conceitos que podem ser completamente abstratos, resultando na perda de interesse e dificuldade de assimilação. Com isso, metodologias didáticas distintas são utilizadas como forma de remediar a situação, uma delas é a aula prática. Dessa maneira, este trabalho analisou o desempenho da aula prática como uma ferramenta didática para o processo de ensino-aprendizagem de divisão celular contextualizada a partir de ensaios ecotoxicológicos, com alunos do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo-campus Santa Teresa. Visto que a aula prática é uma ótima ferramenta para processos didáticos, utilizou-se a metodologia dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1991) sendo eles: Problematização, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Na problematização, os alunos associaram a poluição do ambiente aquático com alterações no processo de divisão celular. Na organização do conhecimento, ocorreu um breve resumo do assunto a partir de imagens reais de mitose obtidas com microscopia óptica. Na aplicação do conhecimento, os estudantes aprenderam a produzir e analisar um ensaio ecotoxicológico. Ao total foram realizadas seis aulas que ocorreram entre os dias 12 e 19 de outubro de 2022 e a avaliação final ocorreu 21 dias após a aplicação da aula prática, no dia 10 de novembro de 2022. Os dados foram coletados através da aplicação de 4 atividades, além da descrição das observações e diário de campo. A partir da avaliação diagnóstica foi possível constatar que os alunos possuíam grande dificuldade em relacionar as principais características a cada evento do processo de divisão celular, mas que conseguiram identificar, em ordem cronológica, os desenhos esquemáticos das fases. No entanto, quando foi pedido para identificar as fases da mitose a partir de imagens reais da divisão, o número de acertos reduziu consideravelmente. Após a aplicação da avaliação final, foi possível perceber uma melhora significativa quanto a assimilação das características da divisão celular, demonstrando que a aula prática de laboratório ajudou os alunos a fixarem o conteúdo, mesmo após 21 dias. Vale ressaltar ainda o grande número de conceitos e palavras inéditas que os alunos foram expostos durante todo o trajeto, todos eles trabalhados de forma contextualizada.


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