dc.contributor.advisor | Scalzer, Jaquelini | |
dc.contributor.author | Silva, Édio Antônio | |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T12:30:11Z | |
dc.date.available | 2023-01-03T12:30:11Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Édio Antônio. Desafios do ensino remoto na EEEMF "José Pinto Coelho" em contexto pandêmico. 2022. 35 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2697 | |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como propósito a análise e coleta de dados a respeito dos desafios enfrentados pelos professores da EEEFM “Jose Pinto Coelho” decorrentes da transição das aulas presenciais pelo ensino remoto em período de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). A metodologia aplicada foi a quali-quantitativa de caráter exploratório que trouxe como instrumento de pesquisa e indagação o uso de questionário no Google Forms, que é um aplicativo de gerenciamento de pesquisa e coleta de dados com fins diversos. Nesta pesquisa, os docentes foram convidados a responderem como lidaram com os desafios de ministrarem aulas remotas em período pandêmico que levou o ensino presencial para Atividades Pedagógicas Não Presencial – APNP, durante parte de 2020 e todo ano de 2021 e parte de 2022. Após a análise de dados das respostas obtidas foi possível constar que a maioria não tinha conhecimento nessa modalidade de ensino em que os mesmos não estavam preparados para esse evento, o que fez os docentes a procurar em vídeos e tutorias para auxiliar em suas atividades pedagógicas. Diante disso, foi possível concluir que, parte dos docentes não tinham nenhum preparo para as Atividades Pedagógicas não presenciais, e que os mesmos não possuíam habilidades em tecnologias voltadas para o ensino e aprendizagem naquele momento, isso fez com que docentes recorressem a tutoriais e vídeos disponíveis em plataformas digitais, assim como ajuda de pessoas próximas para poderem desenvolver conteúdos e os mesmos disponibilizar para os discentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Atividades pedagógicas não presenciais | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Desafios do ensino remoto na EEEMF “José Pinto Coelho” em contexto pandêmico | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Ciências Biológicas | |
dc.contributor.member | Costa, Adriano Goldner | |
dc.contributor.member | Nunes, Rosana Abrante | |
Redes Sociais