A educação ambiental como tema transversal: uma análise a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ignéz Massad Cola, em Guarapari - ES
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O presente trabalho teve como objetivo verificar se a Educação Ambiental está presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ignéz Massad Cola, localizada na cidade de Guarapari – ES. A pesquisa qualitativa de coleta de dados ocorreu em três etapas distintas, sendo a primeira uma análise documental, a segunda aplicação de questionários semiestruturados aos professores, a terceira etapa consentiu numa reflexão entre o pesquisador e os professores participantes da pesquisa. A investigação apontou que a Educação Ambiental está institucionalizada na escola por meio do Projeto Político Pedagógico e se apresenta no formato de projetos. A análise de dados coletados, permitiu verificar práticas interdisciplinares correlacionada a Educação Ambiental dentro do processo de ensino-aprendizagem. Além de apresentar como a Educação Ambiental está presente no contexto da escola. A interlocução com os professores, questionou sobre o papel que a Educação Ambiental deveria ocupar na Base Curricular Nacional, o pensamento coletivo dos docentes, que de modo geral, acreditam que a Educação Ambiental deve se tornar uma disciplina obrigatória, sem alterar sua característica de tema transversal. Esse trabalho demonstrou como o tema transversal da Educação Ambiental está presente no contexto da escola e suas práticas pedagógicas correlacionadas a sua interdisciplinaridade. Neste caso, a Educação Ambiental tornar o processo ensino-aprendizagem muito mais interessantes para os discentes ao problematizar situações do cotidiano, com práticas educativas voltadas para a formação do cidadão de pensamento crítico em observância as questões socioambientais que circundam a humanidade.
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