Avaliações escolares e o desenvolvimento de competências socioemocionais

Oliveira, Laís Costa de (2022)

tcc

RESUMO: O tema avaliação escolar é amplamente discutido por pesquisadores e instituições por todo território nacional, basta uma breve busca na internet para encontrar inúmeros dados e estudos relacionados ao desempenho educacional do Brasil, estados, municípios e unidades escolares em cada etapa da Educação Infantil, Básica e Superior. Também são encontradas plataformas gratuitas com análises históricas dos resultados, projeções e combinações de variáveis que auxiliam professores, coordenadores e gestores escolares a compreenderem as potencialidades e defasagens da sua rede para então traçar intervenções. Contudo, há um campo menos explorado que trata sobre a apropriação dos resultados escolares pela perspectiva do aluno, principalmente como parte de seu processo de aprendizagem e consolidação de competências como a autogestão, resiliência e comportamento investigativo. Dessa forma, neste trabalho exploramos o uso dos resultados das avaliações apoiado por tecnologias educacionais para a promoção da formação emancipatória dos alunos. Por meio da exploração de hipóteses, sistematização das possibilidades de aprendizagem, investigação dos erros e acertos nas avaliações educacionais e organização das tarefas escolares é possível viabilizar espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de competências socioemocionais e também do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

ABSTRACT: The subject of school evaluation is widely discussed by researchers and institutions throughout Brazil, and a brief search on the internet is enough to find countless data and studies related to the educational performance of Brazil, states, municipalities, and school units in each stage of Kindergarten, Elementary, Middle and Higher Education. There are also free platforms with historical analyses of the results, projections and combinations of variables that help teachers, coordinators and school managers to understand the potential and gaps in their education system and then design interventions. However, there is a less explored field that deals with the appropriation of school results from the student's perspective, especially as part of his learning process and consolidation of competencies such as self-management, resilience, and investigative behavior. Thus, in this paper we explore the use of assessment results supported by educational technologies to promote the emancipatory formation of students. Through the exploration of hypotheses, systematization of learning possibilities, investigation of mistakes and successes in educational assessments, and organization of school tasks, it is possible to create learning spaces for the development of socioemotional competencies, softskilss and also of the students' cognitive development.


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