As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid), à luz das diretrizes curriculares nacionais, para a formação de professores : perspectivas de licenciandos em matemática
tcc
RESUMO: A presente pesquisa buscou compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de licenciandos em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Cachoeiro de Itapemirim, em consonância aos ditames das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB). A pesquisa se valeu das referências bibliográficas dos autores TARDIF e LESSARD (2014), FREIRE (1996), PEREZ (1999), MOREIRA e DAVID (2007), entre outros, do aporte prescritivo das DCN, e do relato de licenciandos em Matemática do IFES – Campus Cachoeiro de Itapemirim, que já participaram do Pibid. Foi possível concluir que o programa possibilitou o desenvolvimento de saberes relacionados à profissão docente e o aperfeiçoamento da prática profissional desses sujeitos, conforme é preconizado.
ABSTRACT: The present research sought to understand the contributions of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) for the initial training of undergraduate students in Mathematics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (IFES) - Campus Cachoeiro de Itapemirim, in line with to the dictates of the National Curriculum Guidelines for Basic Education (DCNEB). The research took advantage of the bibliographical references of the authors TARDIF and LESSARD (2014), FREIRE (1996), PEREZ (1999), MOREIRA and DAVID (2007), among others, the prescriptive contribution of the DCN, and the account of undergraduates in Mathematics of the IFES – Campus Cachoeiro de Itapemirim, who have already participated in Pibid. It was possible to conclude that the program enabled the development of knowledge related to the teaching profession and the professional practice of these individuals, as recommended.
Redes Sociais