Educação ambiental e literatura : uma proposta de diálogos a partir da poesia de Manoel de Barros
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: A questão ambiental permeia material e simbolicamente a existência humana. Dependemos da natureza para nossa sobrevivência. Estabelece uma conexão inexorável com nosso imaginário e sua exaltação marcou movimentos artísticos e culturais no Brasil e no mundo. Contudo, a apropriação crítica da natureza, a partir da finalidade de discussão de preceitos da educação ambiental, ainda é pouco discutida no contexto dos estudos sobre literatura. Assim, tendo por base uma revisão de literatura científica, propomos um debate acerca do ser humano na modernidade e as alternativas de uma educação ambiental a partir da literatura. A obra de Manoel de Barros emerge, nesse contexto, como uma possibilidade para a formação humana radical – qualidade daquilo que vai à raiz de uma questão - e integrada ao meio ambiente. A discussão, de cunho sociológico, é realizada com o suporte teórico de Joan Martínez Alier (2015), Enrique Leff (2001), Boaventura de Sousa Santos (1996 e 2007) e Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2011 e 2014). Ao final, esperamos ter apresentado contribuição para o debate de como a literatura pode ser um espaço de elaboração de temas fundamentais para a sociedade, como a educação ambiental, tendo por base uma construção linguística e uma estética própria.
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