A revolta contra a persistência da violência sistêmica em Rubem Fonseca e MV Bill : estudo comparado do conto O cobrador e a música Um crioulo com uma arma

Neves, Wanderson Pereira (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este artigo parte da seguinte problemática: A quem interessa a continuação da invisibilidade dos personagens principais do conto “O Cobrador” de Rubem Fonseca e da música “Um Crioulo com uma arma” de MV Bill? Essa invisibilidade inicia-se com a negação de um tratamento dentário ao Cobrador, e permanece com a falta de oportunidades no mercado de trabalho ao Crioulo. Apesar de serem de épocas e gêneros distintos, defendemos por meio da comparação que o Cobrador e o Crioulo dialogam entre si. Desse modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir dos teóricos: Antonio Carlos Gil Ariovaldo (2002), José Vidal (2000) e Deonísio da Silva (1984). Para estudar a violência: Slavoj Žižek (2014), Byung- Chul Han (2017), Regis de Morais (1981). O conto à luz de MV Bill; Jeferson Nascimento Lima (2016), o documentário “Falcão – Meninos do Tráfico” (2007) e o livro "Cabeça de porco” (2006). A análise do trabalho concluiu que o Cobrador e o Crioulo tiveram os seus direitos básicos negados, foram desumanizados e utilizaram a violência como resposta à desigualdade social.