Show simple item record

Fatores que influenciam para a evasão dos alunos da educação de jovens e adultos

dc.contributor.advisorLeandro, Fúlvia Ventura
dc.contributor.authorSilva, Gustavo Siqueira da
dc.date.accessioned2022-12-29T16:45:10Z
dc.date.available2022-12-29T16:45:10Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.identifier.citationSILVA, Gustavo Siqueira. Fatores que influenciam para a evasão dos alunos da educação de jovens e adultos: um estudo na percepção dos professores de uma escola de Piúma (ES). 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro De Itapemirim, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2681
dc.description.abstractRESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo dar uma oportunidade às pessoas que no período regular não conseguiram concluir os seus estudos. Estes alunos vislumbram a chance de finalizar seus estudos e se posicionar no mercado de trabalho. No entanto, eles enfrentam desafios que, por vezes, os leva a desistir dos estudos. Buscando identificar os fatores que influenciam na evasão escolar, por meio de um estudo de caso, de caráter qualitativo, analisou a visão dos professores que trabalham na EJA sobre a temática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de entrevistas com os professores de uma escola estadual de Piúma (ES). Constatou-se que as causas para a evasão envolvem fatores relacionado a questões pessoais dos alunos e também à prática docente adequada para esse público. Deste modo, se faz necessário pensar em uma formação continuada própria para auxiliar os professores das turmas de jovens e adultos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The Educação de Jovens e Adultos (EJA) aims to give an opportunity to people who in the regular period were unable to complete their studies. These students envision the chance to finish their studies and position themselves in the job market. However, they face challenges that sometimes lead them to drop out of their studies. Seeking to identify the factors that influence school dropout, through a qualitative case study, it analyzed the view of teachers working in EJA on the subject. The research, with a qualitative approach, was developed through interviews with teachers of a state school in Piúma (ES). It was found that the causes for dropout involve factors related to the students' personal issues and also to the appropriate teaching practice for this public. In this way, it is necessary to think about a proper continuing education to help teachers of youth and adult classes.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleFatores que influenciam para a evasão dos alunos da educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeum estudo na percepção dos professores de uma escola de Piúma (ES)pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro De Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5173304156792483pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberMonteiro, Alcélio
dc.contributor.memberTonelli, Elizangela
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1104360994135969pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4908961209200145pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0595-632Xpt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6830-6132pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6699-4747pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record