Fatores que influenciam para a evasão dos alunos da educação de jovens e adultos

Silva, Gustavo Siqueira da (2022-12-15)

tcc

RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo dar uma oportunidade às pessoas que no período regular não conseguiram concluir os seus estudos. Estes alunos vislumbram a chance de finalizar seus estudos e se posicionar no mercado de trabalho. No entanto, eles enfrentam desafios que, por vezes, os leva a desistir dos estudos. Buscando identificar os fatores que influenciam na evasão escolar, por meio de um estudo de caso, de caráter qualitativo, analisou a visão dos professores que trabalham na EJA sobre a temática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de entrevistas com os professores de uma escola estadual de Piúma (ES). Constatou-se que as causas para a evasão envolvem fatores relacionado a questões pessoais dos alunos e também à prática docente adequada para esse público. Deste modo, se faz necessário pensar em uma formação continuada própria para auxiliar os professores das turmas de jovens e adultos.

ABSTRACT: The Educação de Jovens e Adultos (EJA) aims to give an opportunity to people who in the regular period were unable to complete their studies. These students envision the chance to finish their studies and position themselves in the job market. However, they face challenges that sometimes lead them to drop out of their studies. Seeking to identify the factors that influence school dropout, through a qualitative case study, it analyzed the view of teachers working in EJA on the subject. The research, with a qualitative approach, was developed through interviews with teachers of a state school in Piúma (ES). It was found that the causes for dropout involve factors related to the students' personal issues and also to the appropriate teaching practice for this public. In this way, it is necessary to think about a proper continuing education to help teachers of youth and adult classes.


Colecciones: