Chatbot como ferramenta para facilitar o acesso a informações das Instituições Federais de Ensino

Silva, Mario Henrique da (2022-12-14)

tcc

RESUMO: A utilização de agentes conversacionais, também chamados de chatbots, se popularizou nos últimos anos, principalmente entre as instituições privadas. Por sua vez, no setor público esta busca por modernização ocorreu de forma menos célere, sendo este processo acelerado pela pandemia decorrente da Covid-19. Apresentamos no presente trabalho o desenvolvimento do Yuri, chatbot criado para facilitar o acesso às informações relativas aos Processos Seletivos e Programas de Assistência Estudantil de Instituições Federais de Ensino, em especial o Instituto Federal do Espírito Santo. - Campus Cachoeiro de Itapemirim, uma vez que esta pesquisa é do tipo estudo de caso. O chatbot Yuri foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Python, a biblioteca NLTK e o TensorFlow, além da API Keras. Os resultados apontam que o Yuri foi capaz de responder as principais dúvidas suscitadas nos testes de conversação, sendo possível sua utilização na comunicação institucional

ABSTRACT: The use of conversational agents, also called chatbots, has become popular in recent years, especially among private institutions. In turn, in the public sector, this search for modernization occurred less quickly, with this process being accelerated by the pandemic resulting from Covid-19. In the present work, we present the development of Yuri, a chatbot created to facilitate access to information regarding the Selection Processes and Student Assistance Programs of Federal Education Institutions, in particular the Federal Institute of Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim, since this research is of the case study type. The Yuri chatbot was developed using the Python programming language, the NLTK library and TensorFlow, in addition to the Keras API. The results indicate that Yuri was able to answer the main questions raised in the conversation tests, making it possible to use it in institutional communication.


Colecciones: