Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
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RESUMO: Os registros de representação semiótica (RRS) possuem grande relevância para a compreensão do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, levanta-se o seguinte questionamento, quais são os tipos de RRS que um livro didático (LD) do Ensino Médio, apresentam no capítulo intitulado Combinatória? Para responder a esta questão, buscou-se identificar os tipos de RRS e como ocorrem a articulação ou coordenação entre eles no decorrer do capítulo analisado. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo documental e a análise dos dados fundamentou-se à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) desenvolvida por Raymond Duval. Ao final desta análise, constatou-se que o capítulo de combinatória articula diversos tipos de RRS e que estes proporcionam a articulação, bem como a conversão entre os registros e evidencia-se as representações na forma da língua natural, icônica, algébrica e simbólica.
ABSTRACT: The registers of semiotic representation (RRS) have great relevance for understanding the cognitive development of the subjects involved in the teaching and learning processes. Thus, the following question arises, what are the types of RRS that a high school textbook (LD) presents in the chapter entitled Combinatorics? To answer this question, we sought to identify the types of RRS and how the articulation or coordination between them occurs throughout the analyzed chapter. This research has a qualitative documentary approach and the data analysis was based on the Theory of Semiotic Representation Registers (SRR) developed by Raymond Duval. At the end of this analysis, it was found that the chapter on combinatorics articulates several types of SRR and that these provide the articulation, as well as the conversion between registers and it is evidenced the representations in the form of natural language, iconic, algebraic and symbolic.
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