Show simple item record

A aprendizagem significativa e o livro didático

dc.contributor.advisorTonelli, Elizangela
dc.contributor.authorDebaker, Rafaella Correa
dc.date.accessioned2022-12-28T13:23:39Z
dc.date.available2022-12-28T13:23:39Z
dc.date.issued2022-12-21
dc.identifier.citationDEBAKER, Rafaella Correa. A aprendizagem significativa e o livro didático: uma análise da abordagem do conteúdo de equação do 2° grau para o ensino fundamental. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2672
dc.description.abstractRESUMO: A contextualização do ensino da matemática é fundamental para que o aluno possa assimilá-los aos seus conhecimentos prévios e aprender de forma significativa. O objetivo desse estudo foi verificar se a abordagem do conteúdo de Equação do 2° grau no livro didático do 9° ano do ensino fundamental favorece a aprendizagem significativa, conforme orienta a teoria ausubeliana. A Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) foi direcionada para as partes do livro que abarcam a organização dos conteúdos, a contextualização e linguagem e a revisão e a avaliação de aprendizagem, considerando a integração dos conhecimentos prévios do aluno e o aprendizado de equação. Embora as propostas de exercícios inclinam-se para a repetição e mecanização da aprendizagem por meio de fórmulas, verificou-se que o livro analisado traz aspectos relevantes para a promoção da aprendizagem significativa, no que se refere à introdução dos conteúdos em alguns capítulos e à revisão e o diagnóstico do aprendizado.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The contextualization of mathematics teaching is fundamental for the student to be able to assimilate them to their previous knowledge and learn in a meaningful way. The objective of this study was to verify whether the approach to the content of Quadratic Equation in the textbook of the 9th grade of elementary school favors meaningful learning, as guided by the Ausubelian theory. Content Analysis (BARDIN, 2011) was directed to the parts of the book that cover the organization of contents, contextualization and language, and review and assessment of learning, considering the integration of the student's prior knowledge and equation learning. Although the proposed exercises are inclined towards repetition and mechanization of learning through formulas, it was verified that the analyzed book brings relevant aspects for the promotion of meaningful learning, in regard to the introduction of contents in some chapters and the review and diagnosis of learning.pt_BR
dc.format.extent29 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa.pt_BR
dc.subjectEquação de 2º Grau.pt_BR
dc.subjectLivro didático.pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental.pt_BR
dc.titleA aprendizagem significativa e o livro didáticopt_BR
dc.title.alternativeuma análise da abordagem do conteúdo de equação do 2° grau para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4908961209200145pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em matemática
dc.contributor.memberGualandi, Jorge Henrique
dc.contributor.memberVieira, Ronei Sandro
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3386420572368441pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9960688148810314pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0302-7650Xpt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8984-4725Xpt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0595-632Xpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record