A aprendizagem significativa e o livro didático
tcc
RESUMO: A contextualização do ensino da matemática é fundamental para que o aluno possa assimilá-los aos seus conhecimentos prévios e aprender de forma significativa. O objetivo desse estudo foi verificar se a abordagem do conteúdo de Equação do 2° grau no livro didático do 9° ano do ensino fundamental favorece a aprendizagem significativa, conforme orienta a teoria ausubeliana. A Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) foi direcionada para as partes do livro que abarcam a organização dos conteúdos, a contextualização e linguagem e a revisão e a avaliação de aprendizagem, considerando a integração dos conhecimentos prévios do aluno e o aprendizado de equação. Embora as propostas de exercícios inclinam-se para a repetição e mecanização da aprendizagem por meio de fórmulas, verificou-se que o livro analisado traz aspectos relevantes para a promoção da aprendizagem significativa, no que se refere à introdução dos conteúdos em alguns capítulos e à revisão e o diagnóstico do aprendizado.
ABSTRACT: The contextualization of mathematics teaching is fundamental for the student to be able to assimilate them to their previous knowledge and learn in a meaningful way. The objective of this study was to verify whether the approach to the content of Quadratic Equation in the textbook of the 9th grade of elementary school favors meaningful learning, as guided by the Ausubelian theory. Content Analysis (BARDIN, 2011) was directed to the parts of the book that cover the organization of contents, contextualization and language, and review and assessment of learning, considering the integration of the student's prior knowledge and equation learning. Although the proposed exercises are inclined towards repetition and mechanization of learning through formulas, it was verified that the analyzed book brings relevant aspects for the promotion of meaningful learning, in regard to the introduction of contents in some chapters and the review and diagnosis of learning.
Redes Sociais