Potencialidades Pedagógicas do uso de Jogos para o ensino de Educação Financeira dentro da perspectiva da Base Nacional Comum Curricular

Dalfior, Karine Pianissolla (2022-12-16)

tcc

RESUMO: A pesquisa pretende discutir as potencialidades do uso de jogos para a aprendizagem de Educação Financeira, tendo em vista que a utilização da ludicidade em sala de aula apresenta-se com uma tendência crescente no ensino desta temática. Além de se realizar o levantamento bibliográfico do potencial pedagógico dos jogos em geral, buscaremos apresentar jogos específicos cuja aplicação em sala é especialmente promissora nas aulas de Educação Financeira. O referencial teórico baseou-se em discutir a Educação Financeira e o uso dos jogos na sala de aula, a partir dos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), diferenciando a Matemática Financeira da Educação Financeira e também evidenciando as potencialidades do uso de jogos na educação, sobretudo no ensino da Educação Financeira. Como proposta metodológica, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir das concepções de Gil (2002) e Severino (2017). Ao analisar os documentos, foi perceptível que as pesquisas voltadas para a utilização dos jogos citados ainda são muito vagas e pouco exploradas, o que mostra uma fragilidade na abordagem do assunto, apontando para a necessidade de estudos que ressaltam as potencialidades do uso de jogos para o ensino da Educação Financeira.

ABSTRACT: The research intends to discuss the potential of using games for learning Financial Education, considering that the use of playfulness in the classroom presents a growing trend in teaching this theme. In addition to carrying out a bibliographical survey of the pedagogical potential of games in general, we will seek to present specific games whose application in the classroom is especially promising in Financial Education classes. The theoretical framework was based on discussing Financial Education and the use of games in the classroom, based on the assumptions of the National Common Curricular Base (BNCC), differentiating Financial Mathematics from Financial Education and also highlighting the potential of using games in education, especially in the teaching of Financial Education. As a methodological proposal, a bibliographical research was carried out, based on the concepts of Gil (2002) and Severino (2017). When analyzing the documents, it was noticeable that the research focused on the use of the mentioned games is still very vague and little explored, which shows a fragility in approaching the subject, pointing to the need for studies that emphasize the potential of using games for teaching Financial Education.


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