ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO AUXILIAR A DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA CLÍNICA

Nascimento, Lucas Oliveira Figueiredo ; Ribeiro, Willian Froede (2022-11-30)

tcc

Este projeto de conclusão de curso debate a importância da criação de um material didático próprio e referente a matéria de hematologia e o nível de aprendizagem no curso de biomedicina do IFES campus Vila Velha, mediante ao grau de absorção e retenção de conhecimento dos alunos com o passar do tempo. A hematologia é uma das ciências mais importantes para o profissional biomédico, e cada erro, mesmo que pequeno, possui uma significância para a emissão de um laudo e tratamento correto do paciente. Através de pesquisas feitas com o auxílio de alunos do oitavo período do curso de biomedicina do IFES Vila Velha, pode-se observar um percentual alto de erros em identificações morfológicas e fisiológicas em células sanguíneas. Através do uso de diversos recursos didáticos, foi feita a confecção de um material didático, com o intuito de auxiliar o aluno de biomedicina dentro e fora do laboratório com o objetivo de facilitar a compreensão do conteúdo proposto dentro da matéria, esperando como resultado um menor índice de futuros erros e a melhor assimilação de tópicos relacionados a matéria de hematologia. O projeto reúne fotos e textos referentes a leucócitos presentes na composição do sangue, alinhados com o conteúdo ministrado em aula, fazendo com que o estudante ganhe autonomia em seu período de estudo, tanto em casa quanto em aula, a fim de minimizar erros analíticos após a formação do estudante.

This Undergraduate thesis discusses the importance of creating its own didactic material referring to hematology and the level of learning in the biomedicine course at IFES campus Vila Velha, through the degree of absorption and retention of knowledge of students with the pass the time. Hematology is one of the most important sciences for the biomedical professional, and each error, even if small, has a significance for the issuance of a report and correct treatment of the patient. Through research carried out with the help of students from the eighth period of the biomedicine course at IFES Vila Velha, a high percentage of errors in morphological and physiological identifications in blood cells can be observed. Through the use of several didactic resources, a didactic material was made, in order to help the biomedicine student inside and outside the laboratory in order to facilitate the understanding of the proposed content within the subject, expecting as a result a lower rate of future errors and better assimilation of topics related to hematology. The project brings together photos and texts referring to leukocytes present in the composition of the blood, in line with the content taught in class, making the student gain autonomy during their study period, both at home and in class, in order to minimize analytical errors after student training.


Collections: