Contribuições da alteridade para a leitura e interpretação de textos
Trabalho de Conclusão de Curso
RESUMO: A Alteridade é uma concepção filosófica, social, ética e educacional que se constitui na relação de empatia entre as pessoas, com a prática de uma se colocar no lugar da outra, para entender o que torna essa outra diferente e única. No processo de ensino aprendizagem, a relação entre educador e educando exige uma mútua disposição de trabalhar as expectativas e atitudes diferentes entre si, e com o outro. Assim, sob uma abordagem de natureza qualitativa, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a presença do exercício de Alteridade nas operações de linguagem envolvendo leitura e interpretação de textos. No trabalho, descrições e definições da Alteridade formuladas por vários autores foram reunidas e, com base nas noções de epilinguagem e da Alteridade, de forma prática, trabalhou-se com o texto “Rapadura” de Raquel de Queiroz e se discutiu a presença da Alteridade na leitura e na interpretação do texto fundamentados na abordagem epilinguística e na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). Ao ler e interpretar colocando-se no lugar dos personagens no contexto da história, observando seus movimentos, sentimentos e ações nas relações entre eles, constatou-se que a Alteridade tem importância tanto na construção de enunciados quanto no diálogo do leitor com o texto. Por fim, há que se ressaltar que a escola tem um papel fundamental na promoção da Alteridade, pois saber como olhar e compreender o outro ajuda a compreender a si mesmo e facilita a reflexão, aceitação, afetividade e, acima de tudo, o diálogo com esse outro.
ABSTRACT: Alterity is a philosophical, social, ethical and educational concept that is constituted in the relationship of empathy between people, with the practice of putting themselves in the place of the other, to understand what makes the other different and unique. In the teaching-learning process, the relationship between educator and student requires a mutual willingness to work with different expectations and attitudes between each other and with the other. Thus, under a qualitative approach, this work aims to reflect on the presence of the exercise of alterity in language operations involving reading and interpretation of texts. In this work, we gathered descriptions and definitions of alterity formulated by several authors and, based on the notions of epilanguage and alterity, in a practical way, we worked with the text “Rapadura” by Raquel de Queiroz and discussed the presence of Alterity in reading and in the interpretation of this text based on the epilinguistic approach and the Theory of Predicative and Enunciative Operations (TOPE). Reading and interpreting by putting ourselves in the place of the characters in the context of the story, observing their movements, feelings and actions in the relationships between them made it possible to find out that Alterity is important both in the construction of statements and in the reader's dialogue with the text. Finally, it is understood that the school has a fundamental role in promoting Alterity, since knowing how to look at and understand the Other helps to understand oneself and can facilitate reflection, acceptance, affection and, above all, dialogue with the other.
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