Plano de negócios: empresa de produtos odontológicos no município de Marataízes - ES.

Ferreira, Fabrício Silva (2022)

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RESUMO: Os novos negócios que são planejados antes de abrir, tem possibilidades maiores de crescer no mercado. No intuito de empreender, este trabalho surge com a inquietação do desconhecimento do mercado consumidor, de produtos odontológicos, no município de Marataízes - ES. A hipótese deste trabalho é que exista um potencial mercado empresarial B2B, formado por clínicas odontológicas e demanda latente, de futuros odontologistas B2C, ávidos por serem atendidos na região Sul do ES. Para testar essa hipótese, o objetivo geral do trabalho é desenvolver um estudo para analisar a viabilidade técnica e financeira, para a implementação de uma empresa distribuidora de produtos odontológicos, através de um Plano de Negócios. Como metodologia de pesquisa foram desenvolvidas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo com os compradores potenciais (odontologistas com consultórios abertos e acadêmicos de odontologia) e a análise de dados secundários. A pesquisa exploratória, de amostragem não-probabilística, por conveniência, foi aplicada com 75 pessoas, no período de 25 de setembro de 2022 e finalizada em 13 de outubro de 2022. Através dos resultados obtidos, e das análises feitas, foi possível discorrer sobre a análise financeira e as projeções operacionais para detalhar o investimento inicial dos custos de operação, bem como o plano de marketing e o plano de operações de serviços. De acordo com os resultados obtidos, é possível afirmar que é viável a abertura de nova empresa de produtos odontológicos, no município de Marataízes-ES.

ABSTRACT: New businesses that are planned before opening have greater possibilities of growing in the market. In order to undertake, this work arises with the restlessness of the lack of knowledge of the consumer market, of dental products, in the municipality of Marataízes - ES. The hypothesis of this work is that there is a potential B2B business market, formed by dental clinics and latent demand, of future B2C dentists, eager to be assisted in the southern region of ES. To test this hypothesis, the general objective of the work is to develop a study to analyze the technical and financial viability, for the implementation of a company that distributes dental products, through a Business Plan. As a research methodology, bibliographical research, field research with potential buyers (dentists with open offices and dental students) and analysis of secondary data were developed. The exploratory research, with non-probabilistic sampling, for convenience, was applied to 75 people, in the period from September 25, 2022 and ended on October 13, 2022. Through the results obtained, and the analyzes carried out, it was possible to discuss the financial analysis and operational projections to detail the initial investment of operating costs, as well as the marketing plan and service operations plan. According to the results obtained, it is possible to state that it is feasible to open a new dental products company in the municipality of Marataízes-ES.


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