dc.contributor.advisor | Jesus, Thamires Belo de | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Mylena Sarah Louzada | |
dc.date.accessioned | 2022-12-26T18:15:28Z | |
dc.date.available | 2022-12-26T18:15:28Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Mylena Sarah Louzada. Glossário audiodescritivo de química como recurso didático: produção partilhada com pessoas cegas e com baixa visão. Vila-Velha, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2658 | |
dc.description.abstract | A educação inclusiva é um termo que diz respeito a inserção completa e
sistemática, ou seja, todos os alunos sem nenhuma exceção podem e devem
frequentar a rede regular de ensino, sendo a escola responsável em se adaptar para
receber o aluno seja ele uma pessoa com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento, espectro autista ou altas habilidade, por meio da quebra das
barreiras arquitetônicas, capacitação docente e uso de recursos didáticos
acessíveis. O objetivo do trabalho foi de estabelecer reflexões sobre as
potencialidades inclusivas de um glossário multiformato acessível em áudio e
audiodescrição como recurso didático, trabalhando os conceitos relacionados aos
modelos atômicos e aos conceitos de química geral. No que diz respeito ao
percurso metodológico, ele foi dividido em quatro momentos, sendo eles os
seguintes: primeira etapa da pesquisa, foi realizado os estudos acerca de que
plataforma seria utilizada para realizar o glossário multiformato; a segunda etapa foi
referente aos estudos sobre a audiodescrição e iniciar o processo da audiodescrição
das imagens para inserir no aplicativo; no terceiro momento foi estudado quais
termos iriam compor o glossário em áudio e a quarta etapa é referente aos
processos de validação a priori e a posterior. Como alguns dos resultados obtidos
com a validação do recurso didático pelas pessoas cegas e com baixa visão
pode-se dizer que eles acreditam que o recurso é válido no sentido de tornar a
química mais acessível, menos abstrata e tangível, sendo possível aprender de
modo efetivo. No entanto, a nível de inclusão de modo geral na sociedade ainda
existe muito a que se fazer, como por exemplo realizar a capacitação docente a
nível educacional. Por fim, conclui-se que a pesquisa realizada foi de extrema
relevância, visto que, permite o espaço de fala aos alunos, torna o ensino de
química mais inclusivo, mas ao mesmo tempo foi frustrante ao saber que os
colaboradores não se sentem incluídos, provocando um choque de realidade, já que
foge muito das teorias. | pt_BR |
dc.description.abstract | Inclusive education is a term that concerns the radical, complete and systematic
insertion, that is, all students without any exception can and must attend the regular
education network, with the school being responsible for adapting to receive the
student, whether he is a person with disability, pervasive developmental disorders,
autistic spectrum or high ability, by breaking architectural barriers, teacher training
and use of accessible teaching resources. The objective of the work was to establish
the inclusive potential of a multiformat glossary accessible in audio and audio
description as a didactic resource, working on concepts related to atomic models
and concepts of general chemistry. With regard to the methodological route, it was
divided into four moments, as follows: first stage of the research, studies were
carried out about which platform would be used to create the multiformat glossary;
the second stage was related to studies on audio description and starting the
process of audio description of images to insert in the application; in the third
moment, it was studied which terms would compose the audio glossary and the
fourth step refers to the a priori and posterior validation processes. As some of the
results obtained with the validation of the didactic resource by the blind and people
with low vision, it can be said that they believe that the resource is valid in the sense
of making chemistry more accessible, less abstract and tangible, making it possible
to learn effectively . However, at the level of inclusion in society in general, there is
still much to be done, such as carrying out teacher training at an educational level.
Finally, it is concluded that the research carried out was extremely faithful, since it
allows the students to speak, makes the teaching of chemistry more inclusive, but at
the same time it was frustrating to know that the collaborators did not feel included,
causing a shock of reality, since it runs away from theories. | pt_BR |
dc.format.extent | 79 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva; Ensino de Química; Recurso Didático e Modelo Atômico. | pt_BR |
dc.title | GLOSSÁRIO AUDIODESCRITIVO DE QUÍMICA COMO RECURSO DIDÁTICO: PRODUÇÃO PARTILHADA COM PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vila-Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2300724489482980 | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0167992461457339 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Química | |
dc.contributor.member | Silva, Welinton | |
dc.contributor.member | Palmeira, Catia Aparecida | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6690-7914 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/8877061065158198 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6809-3387 | pt_BR |
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