Análise do grau de satisfação de uma empresa varejista do ramo de papelaria e variedades em Guarapari-ES

Pedrosa, Mariana Sena (2022)

tcc

RESUMO: O trabalho em questão tratou de analisar o grau de satisfação dos clientes de uma empresa varejista do ramo de Papelaria e Variedades, da cidade de Guarapari-ES, em relação aos 4P’s de marketing: produto, preço, praça, promoção e ao atendimento da empresa. Este estudo realizado é uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva e bibliográfica, com métodos qualitativos e quantitativos. Também foi realizada uma entrevista com a proprietária da empresa a fim de obter dados que auxiliem no diagnóstico inicial, além da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas para uma amostra de clientes da Papelaria, que foi classificada como amostra não-probabilística. Ao descrever os resultados desta pesquisa, constatou-se indícios que claramente demonstram a satisfação por parte da clientela, mas alguns atributos podem ser melhorados, como as mídias sociais e a variedade de produtos, para isso, sugestões foram propostas com o intuito de a empresa se aperfeiçoar e continuar ganhando a confiança e credibilidade dos clientes.

ABSTRACT: The work in question tried to analyze the degree of customer satisfaction of a retail company in the stationery and variety business, in the city of Guarapari-ES, in relation to the 4P's of marketing: product, price, place, promotion and company service. This study is field research, exploratory, descriptive and bibliographical, with qualitative and quantitative methods. An interview with the company's owner was also carried out in order to obtain data that would help in the initial diagnosis, in addition to the application of a questionnaire with open and closed questions to a sample of Stationery customers, which was classified as a non-probabilistic sample. When describing the results of this research, evidence was found that clearly demonstrate customer satisfaction, but some attributes can be improved, such as social media and the variety of products. improve and continue to gain the trust and credibility of customers.


Collections: