As diretrizes curriculares da EJA no município de Vitória/ES: Olhares sobre o currículo de língua portuguesa no ciclo de alfabetização do primeiro segmento.
tcc
Esta monografia integra um conjunto de produções acadêmico-científicas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar desenvolvidas a partir da temática da Educação de Jovens e Adultos. Sob a visão da educação libertadora em Paulo Freire (1988), buscou-se analisar a EJA enquanto espaço reparador, equalizador e qualificador segundo proposto nos documentos oficiais como LDBEN 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA. Com intuito de compreender as políticas curriculares voltadas a modalidade da EJA no município de Vitória, a presente pesquisa analisou um conjunto de documentos que compõe o currículo e políticas educacionais do município. Sendo assim, buscou-se compreender quais concepções fundamentam o currículo de língua portuguesa na etapa do primeiro segmento da EJA, e quais os conhecimentos necessários para a aprendizagem da linguagem escrita estão materializados no currículo. Quanto aos procedimentos teórico-metodológicos, a construção desta pesquisa constituiu-se como pesquisa qualitativa de caráter documental de acordo com Le Goff (1996). Assim sendo, à luz de importantes teóricos, buscou-se conceituar a concepção de currículo em Arroyo (2013); de língua portuguesa em Geraldi (1992); Alfabetização em Gontijo (2009); Gontijo e Schwartz (2009); Smolka (2012). O presente trabalho teve o intuito de contribuir para o conhecimento público sobre a organização do currículo escolar na modalidade da EJA a partir das políticas educacionais propostas pelo município.
This monograph integrates a set of academic-scientific productions within the scope of the Group of Studies and Research in School Literacy developed from the theme of Youth and Adult Education. From the point of view of liberating education in Paulo Freire (1988), we sought to analyze EJA as a restorative, equalizing and qualifying space as proposed in official documents such as LDBEN 9394/96 and the National Curriculum Guidelines for EJA. In order to understand the curriculum policies aimed at the EJA modality in the city of Vitória, this research analyzed a set of documents that make up the curriculum and educational policies of the city. Therefore, we sought to understand which concepts underlie the Portuguese language curriculum at the stage of the first segment of EJA, and which knowledge necessary for learning written language is materialized in the curriculum. As for the theoretical-methodological procedures, the construction of this research was constituted as a qualitative research of documentary character according to Le Goff (1996). Therefore, in the light of important theorists, we sought to conceptualize the concept of curriculum in Arroyo (2013); Portuguese in Geraldi (1992); Literacy in Gontijo (2009); Gontijo and Schwartz (2009); Smolka (2012). The present work is intended to contribute to public knowledge about the organization of the school curriculum in the EJA modality from the educational policies proposed by the municipality
Redes Sociais