Estudo da influência da variação da microestrutura, da composição química e da carga normal no controle do atrito nos freios a disco

Gomes, Lorena Maria Souza (2022-12-19)

tcc

RESUMO: O trabalho desenvolvido trata-se de uma revisão integrativa e qualitativa, aplicando o método comparativo, sobre como determinados parâmetros, tais como: microestrutura, composição química e carga normal influenciam no controle do atrito nos freios, realizado por meio de pesquisa bibliográfica na biblioteca virtual da USP, nos portais de revistas Science Direct e SciELO e na plataforma Google Acadêmico, publicadas no período de 2000 a 2022. Foram selecionadas 4 literaturas, com um total de 16 ensaios de desgaste analisados. De todos os trabalhos analisados foram retiradas as seguintes propriedades em comum para a aplicação do método comparativo: microestrutura, composição química, velocidade, carga normal e/ou pressão de frenagem, dureza, resistência à tração, taxa de desgaste, força de atrito e coeficiente de atrito, bem como a análise da tribografia e do tribocontato. O estudo comparativo foi realizado com o uso de gráficos e tabelas organizados no Microsoft Excel 2016 e base teórica. No final deste trabalho, constatou-se que de fato a modificação de alguns parâmetros tribológicos podem ajudar no controle da força de atrito na frenagem e também, no controle do desgaste do disco, como por exemplo, o teor de grafita e perlita presente na microestrutura, a adição de elementos de ligas na composição química e a variação da carga normal.

ABSTRACT: The work developed is an integrative and qualitative review, applying the comparative method, on how certain parameters, such as: microstructure, chemical composition and normal load influence the control of friction in the brakes, carried out through bibliographical research on the virtual library from USP, on the journal portals Science Direct and SciELO and on the platform Google Scholar, published from 2000 to 2022. 4 literatures were selected, with a total of 16 wear tests analyzed. From all the works analyzed, the following common properties were selected for the application of the comparative method: microstructure, chemical composition, speed, normal load and/or braking pressure, hardness, tensile strength, wear rate, friction force and coefficient of friction, as well as the analysis of tribography and tribocontact. The comparative study was carried out using graphs and tables organized in Microsoft Excel 2016 and theoretical basis. At the end of this work, it was verified that in fact the modification of some tribological parameters can help in the control of the friction force in the braking and also, in the control of the disk wear, as for example, the percentage of graphite and pearlite present in the microstructure, the addition of alloying elements in the chemical composition and the variation of the normal load.


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