As frações e seus significados
tcc
Resumo: Visto que apesar do conteúdo de frações ser apresentado aos alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, apresenta particularidades que podem ocasionar dificuldades por parte dos alunos em relação aos seus significados. Pretendeu-se com essa pesquisa, responder a seguinte questão: Como professores em formação inicial identificam os significados de uma fração? e para responder essa pergunta, objetivou-se investigar como professores em formação inicial (re)significam o entendimento acerca dos significados de frações. Para isso, buscou-se autores que conceituassem as frações, os significados parte-todo, quociente, razão, fator multiplicativo, medida e número. A investigação é de natureza qualitativa e utilizou rodas de conversa como técnica de produção de dados. Concluiu-se que os sujeitos encontraram dificuldades para identificar os significados, mas que ao participarem das rodas de conversa, tiveram a oportunidade de (re)significar seus entendimentos acerca dos significados de frações.
ABSTRACT: Although the content of fractions is presented to students since the early years of elementary school, it has particularities that can cause difficulties for students in relation to its meanings. This research aimed to answer the following question: How do teachers in initial training identify the meanings of a fraction? and to answer this question, we aimed to investigate how teachers in initial training (re)mean the understanding about the meanings of fractions. To do so, we searched for authors who conceptualize fractions, the meanings of part-all, quotient, ratio, multiplicative factor, measure and number. The research is qualitative in nature and used conversations as a technique to produce data. It was concluded that the subjects found it difficult to identify the meanings, but that by participating in the conversations, they had the opportunity to (re)mean their understandings about the meanings of fractions.
Redes Sociais