O ensino de geometria e o desenvolvimento do pensamento geométrico

Gróla, Mara Gaspar (2022-12-14)

tcc

RESUMO: Buscou-se, neste estudo, mapear as produções que discorrem sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, nas teses e dissertações desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu, relacionados à educação e ensino de matemática do estado do Espírito Santo (ES), nos anos de 2012 a 2022. A fundamentação teórica apoiou-se no ensino de geometria, no que concerne ao desenvolvimento do pensamento geométrico. Como embasamento metodológico, utilizou-se a investigação de natureza qualitativa do tipo estudo documental, na concepção de Fiorentini e Lorenzato (2007) e, como princípio metodológico, se caracteriza como um mapeamento na acepção de Biembengut (2007). A análise realizada colocou em evidência as fragilidades no ensino de geometria, o que sugere a necessidade de mais estudos com a abordagem do desenvolvimento do pensamento geométrico, com propostas que contribuam para a construção desse tipo pensamento e desperte o interesse pelos processos de ensino e de aprendizagem de geometria em todos os níveis de ensino.

ABSTRACT: In this study, we sought to map the productions that discuss the development of geometric thinking, in theses and dissertations developed in graduate programs stricto sensu, related to education and teaching of mathematics in the state of Espírito Santo (ES), in the years 2012 to 2022. The theoretical foundation was based on the teaching of geometry, with regard to the development of geometric thinking. As a methodological basis, we used the qualitative research of documentary study type, in the conception of Fiorentini and Lorenzato (2007) and, as a methodological principle, it is characterized as a mapping in the sense of Biembengut (2007). The analysis performed highlighted the weaknesses in the teaching of geometry, which suggests the need for further studies with the approach of the development of geometric thinking, with proposals that contribute to the construction of this type of thinking and arouse interest in the processes of teaching and learning geometry at all levels of education.


Collections: