Show simple item record

Práticas em etnomatemática como facilitadores no processo de ensino e de aprendizagem

dc.contributor.advisorBARBOSA, Marcela Aguiar
dc.contributor.authorSilva, Raphael Vitory Botacin
dc.date.accessioned2022-12-26T11:40:11Z
dc.date.available2022-12-26T11:40:11Z
dc.date.issued2022-12-20
dc.identifier.citationSILVA, Raphael Vitory Botacin. Práticas em etnomatemática como facilitadores no processo de ensino e de aprendizagem: um mapeamento de teses e dissertações do estado do Espírito Santo. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2647
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa se propõe responder o questionamento: “Quais as especificidades das práticas fundamentadas em etnomatemática?”. Foi realizado o mapeamento das dissertações e teses defendidas nos programas de mestrado e doutorado dos cursos de pós-graduação stricto sensu na área de educação e ensino de matemática do estado do Espírito Santo, dentre os anos de 2010 a 2022, com o objetivo de analisar as práticas presentes nas pesquisas que se fundamentam na etnomatemática, identificando elementos comuns. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo mapeamento na acepção de Biembengut (2007). Esse estudo se baseou nos fundamentos da etnomatemática e nas propostas pedagógicas em etnomatemática. Conclui-se a partir das análises que a proposta em etnomatemática tem possibilidade de aproximar a matemática em sala de aula, com a matemática cotidiana, oportunizando uma melhor compreensão do conteúdo, além de proporcionar ao docente um novo ponto de vista em relação aos seus alunos e a comunidade escolar.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present research sets out to answer the question, "What are the specificities of ethnomathematics-based practices?". The mapping of dissertations and thesis defended in master's and doctoral programs of graduate stricto sensu courses in education and mathematics teaching in the state of Espírito Santo was carried out between the years 2010 and 2022, with the aim of analyzing the practices present in research based on ethnomathematics and identifying common elements. To this end, a qualitative research was conducted, of the mapping type as defined by Biembengut (2007). This study was based on the foundations of ethnomathematics and on the pedagogical proposals in ethnomathematics. We conclude from the analyses that the ethnomathematics proposal has the possibility of bringing mathematics in the classroom closer to everyday mathematics, providing a better understanding of the content, as well as giving the teacher a new point of view in relation to his students and the school community.pt_BR
dc.format.extent32 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas em etnomatemáticapt_BR
dc.titlePráticas em etnomatemática como facilitadores no processo de ensino e de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeum mapeamento de teses e dissertações do estado do Espírito Santopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coGUALANDI, Jorge Henrique
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8843799431302663pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/3386420572368441pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberTONELI, Elizângela
dc.contributor.memberBARBOSA, Geovane Carlos
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4908961209200145pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0434333425438480pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0595-632Xpt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9159-1333pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7053-652Xpt_BR
ifes.advisorco.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0302-7650pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record