Práticas em etnomatemática como facilitadores no processo de ensino e de aprendizagem

Silva, Raphael Vitory Botacin (2022-12-20)

tcc

RESUMO: A presente pesquisa se propõe responder o questionamento: “Quais as especificidades das práticas fundamentadas em etnomatemática?”. Foi realizado o mapeamento das dissertações e teses defendidas nos programas de mestrado e doutorado dos cursos de pós-graduação stricto sensu na área de educação e ensino de matemática do estado do Espírito Santo, dentre os anos de 2010 a 2022, com o objetivo de analisar as práticas presentes nas pesquisas que se fundamentam na etnomatemática, identificando elementos comuns. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo mapeamento na acepção de Biembengut (2007). Esse estudo se baseou nos fundamentos da etnomatemática e nas propostas pedagógicas em etnomatemática. Conclui-se a partir das análises que a proposta em etnomatemática tem possibilidade de aproximar a matemática em sala de aula, com a matemática cotidiana, oportunizando uma melhor compreensão do conteúdo, além de proporcionar ao docente um novo ponto de vista em relação aos seus alunos e a comunidade escolar.

ABSTRACT: The present research sets out to answer the question, "What are the specificities of ethnomathematics-based practices?". The mapping of dissertations and thesis defended in master's and doctoral programs of graduate stricto sensu courses in education and mathematics teaching in the state of Espírito Santo was carried out between the years 2010 and 2022, with the aim of analyzing the practices present in research based on ethnomathematics and identifying common elements. To this end, a qualitative research was conducted, of the mapping type as defined by Biembengut (2007). This study was based on the foundations of ethnomathematics and on the pedagogical proposals in ethnomathematics. We conclude from the analyses that the ethnomathematics proposal has the possibility of bringing mathematics in the classroom closer to everyday mathematics, providing a better understanding of the content, as well as giving the teacher a new point of view in relation to his students and the school community.


Colecciones: