Prática pedagógica de um surdo-professor de matemática: possibilidades e desafios

Costa, Ezir Gonçalves de Paula (2022)

dissertacao_mestrado

O presente estudo teve como objetivo principal compreender como a prática pedagógica de um surdo-professor de matemática articula diferentes saberes, considerando o contexto das peculiaridades da cultura surda, na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. Nessa direção, a prática pedagógica dos professores articula efetivamente os saberes fundamentados no conhecimento construído por meio das formações inicial/continuada e pelas experiências vivenciadas no/do processo de ensino. O percurso metodológico fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa com abordagem qualitativa, cujo método foi o estudo de caso único. O estudo foi realizado em uma Unidade Municipal de Ensino Fundamental do município de Vila Velha/ES. Os dados foram produzidos por meio de observações diretas, entrevistas e análise de documentação, com registros em caderno de campo, gravação audiovisual e fotografias. Durante as aulas, observou-se que o surdo-professor de matemática articula em sua prática pedagógica elementos dos seus saberes no planejamento de suas aulas com intencionalidade, na escolha dos objetos de conhecimento matemático a ensinar e os tornar ensináveis, na associação das unidades temáticas integrando conceitos dos objetos de conhecimento matemático, na valorização das experiências visuais e na gestão de desafios matemáticos nas interações com os surdos-estudantes. As articulações desses saberes são permeadas por peculiaridades da cultura surda, especialmente pela Libras. O aspecto relevante relacionado aos processos compensatórios foi a utilização de tecnologias e o ato de apontar com o dedo indicador para acompanhar as linhas do texto na tela do computador, bem como as experiências visuais as quais exercem a função de mediação simbólica nos processos compensatórios para ensinar matemática. As estratégias de ensino de matemática foram potencialmente visoespaciais com a utilização dos pincéis multicoloridos na organização de dados na lousa, visando estimular o pensamento lógico-matemático dos surdos-estudantes. O produto educacional desenvolvido foi materializado na forma de um E-book com reflexões sobre a prática pedagógica do surdo-professor ao articular diferentes saberes e sugestões de estratégias de ensino utilizadas por ele no contexto de in(ex)clusão dos surdos no processo educacional.

The main objective of this study was to understand how the pedagogical practice of a deaf-mathematics teacher articulates different knowledge, considering the context of the peculiarities of the deaf culture, from the perspective of Inclusive Mathematics Education. In this direction, the pedagogical practice of teachers effectively articulates the knowledge based on the knowledge built through initial/continuing training and by the experiences lived in/of the teaching process. The methodological approach was based on research assumptions with a qualitative approach, whose method was the single case study. The study was carried out in a Municipal Elementary School Unit in the municipality of Vila Velha/ES. The data were produced through direct observations, interviews and analysis of documentation, with records in field notebooks, audiovisual recordings and photographs. During the classes, it was observed that the deaf-mathematics teacher articulates in his pedagogical practice elements of his knowledge in the planning of his classes with intention, in the choice of objects of mathematical knowledge to teach and make them teachable, in the association of thematic units integrating concepts of mathematical knowledge objects, valuing visual experiences and managing mathematical challenges in interactions with deaf-students. The articulations of this knowledge are permeated by peculiarities of the deaf culture, especially Libras. The relevant aspect related to the compensatory processes was the use of technologies and the act of pointing with the index finger to follow the lines of text on the computer screen, as well as the visual experiences which play the role of symbolic mediation in the compensatory processes for teaching. math. Mathematics teaching strategies were potentially visuospatial with the use of multicolored brushes in the organization of data on the blackboard, aiming to stimulate the logical-mathematical thinking of deaf-students. The educational product developed was materialized in the form of an E-book with reflections on the pedagogical practice of the deaf-teacher by articulating different knowledge and suggestions of teaching strategies used by him in the context of inclusion of the deaf in the educational process.


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