O campo léxico-semântico das frutas como princípio educativo para o aprendizado de substantivos em inglês na Educação Infantil

Giovana Mascarenhas ; Cardoso (2022)

tcc

O presente trabalho buscou estudar a teoria do campo léxico-semântico utilizado como estratégia de metodologia no aprendizado de termos em língua inglesa para alunos inseridos no contexto da Educação Infantil, utilizando como fonte de conceitos, o nome das frutas. Entendendo sobre a importância da aquisição de um segundo idioma ao vocabulário do indivíduo e considerando, principalmente, o contexto de um mundo cada vez mais globalizado, o objetivo desse estudo é discorrer de que forma algumas estratégias de ensino de línguas podem ser aplicadas em sala de aula para alunos de 5 a 6 anos de forma a servir como uma introdução a esses conteúdos. O desenvolvimento do estudo se dividiu em etapas sucedidas por: revisão de literatura, com base em autores que discorrem sobre metodologias eficientes para o ensino de inglês nas salas de aula, como Salicano, Barbosa e Mariano (2021), Santos (2021) e Meyer, Paulino e Pesce (2001); referencial teórico, aonde foram pesquisadas abordagens que discutem sobre a teoria dos campos léxico-semânticos e os benefícios da utilização dessa metodologia para o aprendizado, em especial no ensino de línguas, tendo como base também Gagné (1980) que estuda de que forma o aprendizado acontece dentro da mente do indivíduo, respaldando portanto, o presente estudo na teoria Cognitivista de Piaget. Por fim, a metodologia aplicada, que se constituiu enquanto pesquisa de campo, devido a teoria discorrida ter sido aplicada dentro de um contexto escolar por meio de atividades lúdicas, e os consequentes resultados obtidos dessa experiência. Concluiu que o ensino de línguas quando focalizado em conceitos delimitados dentro de um campo que se pretende trabalhar, pode trazer resultados assertivos no aprendizado, em detrimento de um ensino léxico desprovido de estruturação.

The present work sought to study the theory of the lexical-semantic field used as a methodology strategy in the learning of terms in English for students inserted in the context of Early Childhood Education, using the name of the fruits as a source of concepts. Understanding the importance of acquiring a second language to the individual's vocabulary and considering, mainly, the context of an increasingly globalized world, the objective of this study is to discuss how some language teaching strategies can be applied in the classroom class for students aged 5 to 6 years old to serve as an introduction to these contents. The development of the study was divided into stages followed by: literature review, based on authors who discuss efficient methodologies for teaching English in classrooms, such as Salicano, Barbosa and Mariano (2021), Santos (2021) and Meyer , Paulino and Pesce (2001); theoretical framework, where approaches were researched that discuss the theory of lexicalsemantic fields and the benefits of using this methodology for learning, especially in language teaching, also based on Gagné (1980) who studies how learning happens inside the individual's mind, supporting therefore, the present study in Piaget's Cognitivist theory. Finally, the applied methodology, which is constituted as a field research, due to the application of the theory discussed through playful activities within a school context and the consequent results obtained from this experience. It concluded that language teaching, when focused on delimited concepts within a field that is intended to work, can bring assertive results in learning, to the detriment of a lexical teaching devoid of structuring. Keywords: Early Childhood Education, Lexical-semantic fields, English Language.


Collections: