Mapeamento da utilização de softwares educativos em sala de aula para o ensino de matemática

Cunha, Tiago Ferraz (2022-12-13)

tcc

RESUMO: A tecnologia está sendo inserida cada vez mais no processo educacional, estando presente na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma das competências gerais da educação e vem se mostrado uma boa ferramenta para auxiliar os professores nas suas diversas tarefas. Nas salas de aula o software educativo Geogebra é um dos mais usados em matemática. Diante disso, foi realizado o mapeamento de uma revista especializada nesse programa com o intuito de entender quais conteúdos são trabalhados, em que nível de ensino seu uso é mais comum, as principais dificuldades para sua utilização durante as aulas e se gera resultados positivos na aprendizagem dos alunos. Verificou-se que a utilização desse recurso produz bons resultados na aprendizagem, com versatilidade, o que possibilita trabalhar com diversos conteúdos. No entanto, conta com algumas dificuldades estruturais e a falta de contato dos alunos com outros softwares educativos.

ABSTRACT: Technology is being inserted more and more in the educational process, being present in the new Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as one of the general education competencies, it has been shown as a good tool to assist teachers in their varied tasks. In the classrooms, the Geogebra, a educational software, is one of the most present in mathematics. Therefore, a specialized journal mapping in this program was carried out in order to understand which contents are worked, at what level of teaching its use is more common, the main difficulties for its use during classes and generating positive results in the students' learning. It was found that the use of this resource produces good learning results, with versatility, which makes it possible to work with various contents. However, it has some structural difficulties and the lack of contact of students with other educational software.


Collections: