dc.contributor.advisor | Sgarbi, Antônio Donizetti | |
dc.contributor.author | Souza, Eliane Lopes de | |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T19:46:07Z | |
dc.date.available | 2022-12-22T19:46:07Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Eliane Lopes de. Contribuições da Educação Ambiental Crítica A Uma Aula de Campo Virtual: O Jardim Botânico de Serra-ES, No Contexto da Pandemia de Covid-19. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | ISBN 978-85-8263-625-1 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2632 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca refletir sobre as possibilidades pedagógicas de um espaço de educação não formal, como um Jardim Botânico contribui para o processo de ensino e aprendizagem, que considera o contexto histórico e social no qual o educando está inserido. Pensando nessa direção, esta pesquisa investiga as potencialidades pedagógicas do Jardim Botânico municipal de Serra-ES, no contexto da formação de estudantes do Ensino Médio, de uma escola estadual localizada próxima ao espaço. A prática pedagógica seguiu numa perspectiva libertadora, a partir dos pressupostos de Paulo Freire, foi construída de maneira interdisciplinar de modo a garantir maior contextualização dos conteúdos. Utilizou-se as contribuições dos estudos de Maria da Glória Marcondes Gohn (2006), para analisarmos as contribuições do espaço não formal, e Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2003) para fundamentar uma Educação Ambiental Crítica. A pesquisa buscou apresentar o espaço do Jardim Botânico Leônidas Pinto Mori, conhecido como Horto Municipal de Serra-ES. O percurso metodológico adotou a pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, com o fim primeiro intervir na realidade, através da construção e aplicação de uma aula de campo, o método de ensino utilizado foram os três momentos pedagógicos de Demétrio Delizoicov; José André Peres Angotti e Marta Maria Pernambuco (2011), associado à metodologia de aula de campo de Tatiana Seniciato e Osmar Cavassan (2004) no espaço do Jardim Botânico. Contudo, devido a pandemia da Covid-19 a pesquisa se constituiu na construção e aplicação de uma aula de campo virtual. Pode-se observar que a visita virtual ao espaço possibilitou importantes reflexões a respeito da problemática ambiental, que o Jardim Botânico favoreceu a interdisciplinaridade, além disso ocorre a aproximação dos conteúdos escolares com a realidade dos educandos. O presente estudou colaborou na produção de um material pedagógico com indicações de práticas pedagógicas a serem realizadas tendo Jardim Botânico como cenário. | pt_BR |
dc.format.extent | 146 f | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
dc.subject | Jardim Botânico (Serra, ES) | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A UMA AULA DE CAMPO VIRTUAL: O JARDIM BOTÂNICO DE SERRA-ES, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Santos, Leonardo Bis dos | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6035044044879169 | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6035044044879169 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.36524/978858263625-1 | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matmática | pt_BR |
ifes.researchArea | O uso de espaços não formais no processo de ensino aprendizagem na educação formal. | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9637068474044846 | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/9329890613026505 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, | |
dc.contributor.member | Lobino, Maria das Graças Ferreira, | |
dc.contributor.member | Castor, Kátia Gonçalves | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4086-8368 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2020016928585046 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1963-7357 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2955-3939 | pt_BR |
ifes.advisorco.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9048-8705 | pt_BR |
Redes Sociais