Show simple item record

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A UMA AULA DE CAMPO VIRTUAL: O JARDIM BOTÂNICO DE SERRA-ES, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

dc.contributor.advisorSgarbi, Antônio Donizetti
dc.contributor.authorSouza, Eliane Lopes de
dc.date.accessioned2022-12-22T19:46:07Z
dc.date.available2022-12-22T19:46:07Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSOUZA, Eliane Lopes de. Contribuições da Educação Ambiental Crítica A Uma Aula de Campo Virtual: O Jardim Botânico de Serra-ES, No Contexto da Pandemia de Covid-19. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.isbnISBN 978-85-8263-625-1
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2632
dc.description.abstractA presente pesquisa busca refletir sobre as possibilidades pedagógicas de um espaço de educação não formal, como um Jardim Botânico contribui para o processo de ensino e aprendizagem, que considera o contexto histórico e social no qual o educando está inserido. Pensando nessa direção, esta pesquisa investiga as potencialidades pedagógicas do Jardim Botânico municipal de Serra-ES, no contexto da formação de estudantes do Ensino Médio, de uma escola estadual localizada próxima ao espaço. A prática pedagógica seguiu numa perspectiva libertadora, a partir dos pressupostos de Paulo Freire, foi construída de maneira interdisciplinar de modo a garantir maior contextualização dos conteúdos. Utilizou-se as contribuições dos estudos de Maria da Glória Marcondes Gohn (2006), para analisarmos as contribuições do espaço não formal, e Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2003) para fundamentar uma Educação Ambiental Crítica. A pesquisa buscou apresentar o espaço do Jardim Botânico Leônidas Pinto Mori, conhecido como Horto Municipal de Serra-ES. O percurso metodológico adotou a pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, com o fim primeiro intervir na realidade, através da construção e aplicação de uma aula de campo, o método de ensino utilizado foram os três momentos pedagógicos de Demétrio Delizoicov; José André Peres Angotti e Marta Maria Pernambuco (2011), associado à metodologia de aula de campo de Tatiana Seniciato e Osmar Cavassan (2004) no espaço do Jardim Botânico. Contudo, devido a pandemia da Covid-19 a pesquisa se constituiu na construção e aplicação de uma aula de campo virtual. Pode-se observar que a visita virtual ao espaço possibilitou importantes reflexões a respeito da problemática ambiental, que o Jardim Botânico favoreceu a interdisciplinaridade, além disso ocorre a aproximação dos conteúdos escolares com a realidade dos educandos. O presente estudou colaborou na produção de um material pedagógico com indicações de práticas pedagógicas a serem realizadas tendo Jardim Botânico como cenário.pt_BR
dc.format.extent146 fpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiência – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectAula de campopt_BR
dc.subjectJardim Botânico (Serra, ES)pt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A UMA AULA DE CAMPO VIRTUAL: O JARDIM BOTÂNICO DE SERRA-ES, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19pt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Leonardo Bis dos
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6035044044879169pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6035044044879169pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.36524/978858263625-1pt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matmáticapt_BR
ifes.researchAreaO uso de espaços não formais no processo de ensino aprendizagem na educação formal.pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9637068474044846pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/9329890613026505pt_BR
ifes.course.underposgraduatePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática,
dc.contributor.memberLobino, Maria das Graças Ferreira,
dc.contributor.memberCastor, Kátia Gonçalves
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4086-8368pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2020016928585046pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1963-7357pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2955-3939pt_BR
ifes.advisorco.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9048-8705pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record