Divulgação científica e ensino de ciências no ensino médio : relato dos professores de física
Dissertação de mestrado
RESUMO: As últimas décadas viram surgir a necessidade democrática de uma maior alfabetização científica, de modo a permitir ao cidadão uma leitura ampliada e crítica do mundo, que o capacite a participar dos debates e das decisões sociais e políticas ligadas à ciência e à tecnologia. Em face dessa demanda e das interrogações sobre as práticas pedagógicas no ensino de ciências, sobre o papel social da educação científica e da divulgação científica, é o momento de questionarmos sobre a relevância do diálogo entre o ensino de ciências e a divulgação científica. Nesse contexto, a questão de pesquisa que ora apresentamos é se há utilização dos Textos de Divulgação Científica (TDC) nas aulas de Física no Ensino Médio e como os professores transformam os TDC em recursos didáticos para suas aulas? Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, cujo objetivo geral é analisar os relatos sobre o uso de TDC em aulas de 14 professores de Física do Ensino Médio de escolas estaduais da Grande Vitória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Para analisar o corpus, foi utilizada a análise de conteúdo temática, conforme a apresentação de Bardin (2009); Blanchet e Gotman (2010). Os resultados mostram que, quando os TDC são utilizados como recurso para preparar as aulas, eles são pouco lidos e explorados em sala de aula. O conceito de TDC é largamente desconhecido pelos professores, que frequentemente o confunde com artigo científico. Foi identificado que a utilização de TDC pelos professores é orientada pelo sentido que eles atribuem ao ato de ler (decodificar, interpretar). Também evidenciamos que, pela sua leitura em voz alta, em sala de aula, acompanhada de comentários, os professores tendem a reduzir a diversidade de interpretações do texto pelos alunos, distanciando-se de uma leitura crítica e das possibilidades de debate. Como fruto desta pesquisa, foi elaborado um guia didático destinado a auxiliar os professores de Física do Ensino Médio na utilização de TDC em sala de aula.
ABSTRACT: Recent decades have seen the democratic need for greater scientific literacy able to allow citizens a larger reading and critical of the world, that empower to participate in debates and social and political decisions related to science and technology. In the face of this demand and questions about the pedagogical practices in science teaching, about the social role of science education and popularization of science, is the moment of questioning the relevance of the dialogue between science teaching and popularization of science, In this context, the question of research that we present is if there is use of Popularization of Science Texts (PST) in physics classes in high school and how teachers transform the PST in teaching resources for your classroom? This is a qualitative and exploratory study whose general objective is to analyze the reports of about the use of PST by 14 teachers of physics of high school, that teach in State publics schools of the Grande Vitória. The data were collected through semi-structured interviews, which were recorded on audio and transcribed in full. To analyze the corpus was used the thematic content analysis as the presentation of Bardin (2009); Blanchet and Gotman (2010). The results show that if PST are used as a resource for preparing lessons, they are little read and explored in the classroom. The concept of PST is largely unknown by the teachers, who often confused with scientific article. It was identified that the use of PST by teachers is guided by the sense that they attributed to the act of reading (decoding, interpreting). It also showed that by your reading aloud in the classroom, accompanied by comments, teachers tend to reduce the diversity of interpretations of the text by students, distancing himself from a critical reading and discussion opportunities. As a result of this research was elaborated a didactic guide designed to assist high school Physics teachers in the use of PST in the classroom.
Redes Sociais