Alfabetização de crianças no processo de escolarização: publicações na Revista Brasileira de Alfabetização (RBA) de 2015 a 2021
tcc
Este trabalho integra os estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) campus Vila Velha. Busca inventariar a produção de conhecimento sobre alfabetização escolar de crianças materializada na Revista Brasileira de Alfabetização (RBA) no período de 2015 a 2021. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico (GIL, 2010), fundamentada teórica e metodologicamente nos estudos de Bakhtin e seu Círculo. Através da análise realizada evidenciou-se as temáticas e as metodologias das publicações, além de identificar outros aspectos como: autorias individuais e coletivas, instituições vinculadas as autorias, localização geográfica das instituições, parcerias interinstitucionais, tipo de publicações e temáticas de dossiês. 68,85% de todas as publicações da RBA são referentes a alfabetização escolar de crianças, que são classificadas pela Revista como: artigos de dossiê temático, documentos, ensaios, artigos com temas livres e dossiê temático de edição especial. Há predominância dos artigos de temas livres e de dossiês temáticos. As metodologias de pesquisa utilizadas nas publicações da RBA são diversas, com ênfase para as do tipo pesquisa descritiva. A maioria das publicações são de autorias femininas vinculadas a instituições públicas estabelecidas na região Sudeste. A temática principal é a análise de documentos oficiais que investiga principalmente as políticas públicas de alfabetização.
This work is part of the studies developed within the Group of Studies and Research in School Literacy (Gespae), of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes) Vila Velha campus. It seeks to inventory the production of knowledge about school literacy of children materialized in the Revista Brasileira de Alfabetização (RBA) in the period from 2015 to 2021. This is a qualitative research, bibliographic in nature (GIL, 2010), theoretically and methodologically based on the studies of Bakhtin and his Circle. Through the analysis performed, the themes and methodologies of the publications were evidenced, besides identifying other aspects such as: individual and collective authorship, institutions linked to authorship, geographical location of institutions, interinstitutional partnerships, type of publications and dossier themes. 68.85% of all RBA publications refer to children's school literacy, which are classified by the Journal as: thematic dossier articles, documents, essays, articles with free themes and thematic dossier of special edition. There is a predominance of articles on free themes and thematic dossiers. The research methodologies used in RBA publications are diverse, with emphasis on descriptive research. Most publications are female authors linked to public institutions established in the Southeast region. The main theme is the analysis of official documents that mainly investigates public literacy policies.
Redes Sociais